Projeto escolar incentiva consumo de produtos orgânicos na comunidade

Pará

31.05.2023

Dentro das ações voltadas para a conscientização ambiental, a Escola Estadual Santa Maria de Belém, no bairro Batista Campos, realizou, na manhã desta quarta-feira (31), a 1° Feira Orgânica da unidade. A iniciativa reuniu trabalhos desenvolvidos pelos alunos do 2° ano do Ensino Médio, produzidos a partir de produtos naturais, sobre o tema “Sustentabilidade, Conhecendo os Produtos e Alimentos Orgânicos”.

No pátio da unidade, os voluntários chegaram cedo para organizar os alimentos e receber a comunidade escolar. Ao todo, 18 equipes ficaram responsáveis por um subtema específico dentro do projeto, que começou a ser desenvolvido nas primeiras semanas do mês de maio, com discussões dentro de sala de aula, em seguida a visitação em uma feira orgânica, em Belém.

“Esse trabalho foi uma descoberta para todos nós, em que todos ficaram interessados com os variados produtos orgânicos que existem. Também foi uma novidade, porque só ouvíamos falar, mas nunca tivemos contato. O meu grupo se empenhou bastante e conseguimos apresentar as plantas comestíveis, que levaremos para nossa vida”, disse Davi Maia, estudante. 

“Para além de um trabalho escolar, participar desta programação gera desde muito novo um conhecimento mais amplo do assunto, além de ajudar a disseminar informações sobre os benefícios desses produtos naturais”, completou o estudante Leandro Pantoja.

Entre os trabalhos expostos, estava o estande de ‘Ervas Naturais’, onde estavam sendo apresentadas ervas aromáticas e medicinais, como a priprioca, andiroba e mel. A estudante Ana Caroline Teles, moradora do município do Acará, na comunidade Boa Vista, trouxe a sua vivência familiar para compor o trabalho. 

“Meu avô faz parte de uma associação de produtores orgânicos e eu aproveitei o trabalho que já é realizado por eles para que as pessoas que viessem até a escola, pudessem conhecer alguns desses produtos, que no caso foi a priprioca, bem como outras ervas importantes para a nossa saúde, como o mel”, contou a estudante. 

Desenvolvido pelo professor mestre em Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Lenildo Macedo, o projeto tem como objetivo viabilizar a implantação de uma Horta Orgânica no espaço da escola, a fim de produzir temperos e ingredientes para a merenda escolar, além de promover uma conscientização ambiental nos estudantes.

"A inspiração veio da questão ambiental, em que já trabalho há muito tempo. Com o auxílio do Governo, no fornecimento da merenda escolar, pensamos que precisava de algo que completasse essa refeição, que nesse caso seria os temperos naturais, proveniente de uma horta orgânica, onde os alunos passarão a usar mais a merenda, do que alimentos de lanchonetes, isso proporcionará uma qualidade de vida melhor”, disse o professor.

Para Francisca Gonçalves, diretora da escola, todos saem ganhando com a ideia de sustentabilidade. “Os alunos gostaram muito da atividade, ficaram super empolgados com suas apresentações de produtos orgânicos. A escola ganha, quando os alunos ganham, porque os estudantes aprendem a ter hábitos saudáveis e uma boa alimentação, além de levar para dentro de casa uma nova maneira de ter saúde”, disse a diretora. 

Os alunos foram avaliados por uma comissão de professores da escola, onde ao final do mês de junho, será feita a seleção dos melhores trabalhos para a premiação.

 

Texto: Bianca Rodrigues / Ascom Seduc