Projeto “JURIDICAST” realiza “bate-papo” com advogados na EE Julia Gonçalves Passarinho

Podcast

27.08.2021

Campo Grande (MS) - Aproximar os estudantes da área jurídica e saber os campos de atuação da área, essa é a principal proposta do Projeto "Jurídicast", organizado e protagonizado pelos estudantes e professores do Curso Técnico Jurídico concomitante ao Ensino Médio da Escola Estadual Júlia Gonçalves Passarinho, que oferta ensino em tempo integral, através do programa “Escola da Autoria”.

"Esse projeto é voltado ao terceiro ano com a finalidade de despertar o interesse na carreira de direito, sanar possíveis dúvidas sobre a carreira, colaborar de forma ativa com o Projeto de Vida desse estudante", explicou Harrim Jesus Mendez Alves, coordenador do curso técnico jurídico da Escola JGP.
O primeiro convidado a participar do evento foi o advogado Felipe Inocêncio Rocha de Almeira, pós graduado em direito civil e processo civil, advogado e ex-professor universitário. " Trazer para esse público do ensino médio um pouco do conhecimento jurídico auxilia na orientação para o ingresso no curso superior de Direito. Foi um bate papo legal, é maravilhoso ver esses jovens interessados em sanar suas dúvidas e empenhados a buscar conhecimento na área que pretendem cursar. Fico feliz e grato pelo convite", revelou.

O projeto de orientação profissional tem como ideia trazer convidados da área jurídica, tais como: policiais, advogados, defensores públicos e promotores, para que os alunos possam tirar as dúvidas, verificar se é essa área que desejam seguir, sanar as inquietudes e acima de tudo, para que possam refletir sobre seu Projeto de Vida.

Os professores do curso técnico divulgam a data da entrevista, coletam os questionamentos com os estudantes do 1º, 2º e 3º Anos do Ensino Médio concomitante ao Curso Técnico Jurídico da Escola da Autoria JGP. Após, as perguntas são filtradas, organizadas e estudadas pela dupla que fará a entrevista para o podcast. No final de cada entrevista o convidado recebe das mãos dos Diretores Érica Oliveira e João Paulo Santana um certificado de participação e de reconhecimento de“Amigo da Escola da Autoria JGP”.

A primeira entrevista contou com todos os cuidados de biossegurança e ocorreram na sala de aula do curso técnico jurídico. As estudantes Jessana de Faria Monteiro e Viviane Helena Nunes da Silva, ambas estudantes do 3º Ano do Ensino Médio concomitante ao curso técnico jurídico, foram as primeiras estudantes a compor a banca de repórter do Jurídicast. Jessana revelou que participar do projeto fez com ela tivesse certeza de seu Projeto de Vida.

"Fazer o Ensino Médio junto ao curso técnico, independente da pandemia e participar desse podcast foi enriquecedor. Poder conversar com um advogado da área, ver o crescimento do Doutor Felipe e ouvir as dicas da área me deu mais certeza ainda de que é a carreira jurídica que eu pretendo seguir para meu Projeto de Vida", concluiu.

O Jurídicast segue nos próximos meses, realizando uma entrevista por semana. Abaixo, segue o link do Primeiro Podcast. Acompanhem os próximos vídeos e prestigiem os Protagonistas da Escola da Autoria JGP.

LINK: https://youtu.be/fe_zTVUu0h4

Colaborou, coordenadora pedagógica Camila Cavalcante.

Texto: Adersino Junior – Secretaria de Educação de MS