Projeto literário aproxima alunos da escola no bairro da Cabanagem, em Belém

#SeducPA

01.09.2021

A leitura é fundamental no processo formativo de qualquer pessoa e, em virtude dessa necessidade, as escolas da rede pública estadual têm criado projetos e espaços que incentivam este hábito entre os alunos e a comunidade em geral. Com a pandemia da Covid-19, o contato com os livros ficou cada vez maior e se tornou uma opção frente aos inúmeros jogos e conteúdos veiculados pelas plataformas digitais.

Neste sentido, com o intuito de despertar a curiosidade, criatividade e a imaginação de crianças e adolescentes do bairro da Cabanagem, em Belém, a Escola Estadual Profª. Lenira Teixeira Moura, está incentivando toda a comunidade escolar que frequenta o espaço de aprendizagem ou resida nas imediações da unidade, para que participem do projeto “Entre Livros e Leituras na Cabanagem”, que funciona de segunda a quinta, das 13 às 17 horas, na própria biblioteca da escola.

Quem adorou a iniciativa literária foi o aluno de 9 anos de idade e que está no 4º ano do Ensino Fundamental, Rikyson Kaleb Barbosa. “Gostei muito do projeto e espero que possamos ter acesso a outros livros, pois, através da leitura, aprendemos a nos comunicar, interagir e até mesmo a ler melhor. Portanto, tudo isso é muito bom para nós, crianças”, afirmou o estudante.

A diretora do espaço de aprendizagem, Oneide Pojo, disse que a iniciativa pedagógica surgiu a partir da necessidade de retomar a relação das crianças e seus familiares com a escola. A dirigente também destacou que a prática do empréstimo de livros e da leitura na própria biblioteca, estimula crianças e adolescentes o gosto pela literatura e ajuda na formação de novos leitores. 

“Fico muito feliz com o resultado que estamos obtendo com o projeto. É nítido que as crianças sentiam saudades da escola e agradecemos aos seus familiares por incentivá-los e até mesmo participarem dessa iniciativa pedagógica. Continuamos com nossas atividades respeitando todos os protocolos de biossegurança em prevenção à Covid-19 e, ressaltamos que nossa unidade escolar dispõe também de outras ações didáticas na área musical e de incentivo às famílias”, frisou a dirigente.

COMUNIDADE

Ainda de acordo com Oneide Pojo, o objetivo principal do projeto é oferecer uma atividade pedagógica e lúdica, ocupando o tempo das crianças de forma produtiva e prazerosa, além de envolver alunos e a família no mundo da leitura. Os avanços da iniciativa serão observados por meio de uma avaliação contínua, assim como com o controle de empréstimos dos livros, a frequência no espaço, devolutivas de leituras e relatos orais dos envolvidos, sempre levando em conta aspectos como a participação e o interesse das crianças e dos familiares.

Segundo a professora Roselu Reis, o projeto tem uma relevância significativa para o bairro da Cabanagem, pois incentiva as crianças que estão ociosas a praticarem alguma atividade pedagógica no período de contraturno escolar, além de estreitar as relações entre família, escola e alunos. “A leitura faz com que a criança conheça novos mundos, novas culturas, novos idiomas e por achar importante, eu incentivo meus alunos a fazerem disso um hábito, pois as histórias despertam a curiosidade, a criatividade e a imaginação destes pequeninos, possibilitando uma maior aproximação da família e dos educadores, com o alunado”.

Aluna Polyana dos Santos (4º ano da tarde) e sua mãe Reginalva SilveiraFoto: Divulgação

Já a professora Leila Sampaio, espera alcançar um grande número de leitores, principalmente na comunidade, com o avanço do projeto. “Sabemos da importância que a leitura tem na vida de todos nós, além de contribuir para o processo de alfabetização e construção da linguagem. O simples ato de ler, auxilia a criança a compreender o mundo que o cerca, colocando-a em contato com novas ideias e com novos conhecimentos. É isso que a gente espera desenvolver através dessa linda atividade”, ressaltou a educadora.