Projeto Minha Escola é Show movimenta estudantes da Rede Estadual

Pernambuco

21.10.2021

Escolas da Rede Estadual de Pernambuco realizaram uma grande mobilização, nesta quarta-feira (21), para apoiar o trabalho de incentivo dos estudantes a participarem das avaliações externas. A ação Minha Escola é Show, que integra o projeto Aprenda Mais, promovida pela Secretaria Executiva de Educação Integral e Profissional (SEIP), tem como foco os concluintes do 9º e 3ª ano. O trabalho da escola é criar uma atmosfera de motivação e estímulo aos estudantes para participar dessas avaliações (Saeb, Saepe e Enem), entendendo como cada uma acontece e o significado de uma participação responsável e com senso de pertencimento à escola. Durante todo odia, cada escola promoveu atividades de análise de resultados obtidos em edições anteriores das avaliações, trouxe relatos de estudantes egressos e suas experiências nessas avaliações, além de promover atividades lúdicas para um clima envolvente e caloroso.

Na Escola Técnica Estadual (ETE) Ministro Fernando Lyra, em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, os estudantes foram acolhidos com muita alegria e emoção. Na ocasião, a banda de pífanos composta pelos alunos do 2º ano do curso de marketing fez uma abertura regional. Vídeos de retrospectiva de ex-professores também marcaram o primeiro momento. Na sequência, os alunos tiveram um café da manhã compartilhado com música ao vivo conduzida pelo cantor Luisinho Tavares. Logo em seguida, iniciou a I fase da “Corrida ao Conhecimento” com a disciplina de matemática. Inicialmente, todos recebiam na primeira etapa uma avaliação com conteúdos de nível elementar. Apenas após o acerto de todas as questões, devidamente conferidas pelo fiscal, o aluno era liberado para a próxima etapa, o nível intermediário. Neste instante, uma buzina soava indicando a largada para o estudante. O mesmo protocolo foi seguido até que o aluno chegasse na finalização da corrida.

A Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Justulino Ferreira Gomes, em Bom Jardim, no Agreste de Pernambuco, montou uma programação especial para comemorar o “Dia D”. Logo na entrada da escola, os estudantes foram recepcionados com muita alegria por todos que fazem a escola. Em seguida, se dirigiram à quadra poliesportiva junto com o ex-professor de educação física, Carlos Alberto Campos, para participar de uma aula de alongamento e reflexão sobre o papel do jovem no mundo e na escola. Antes de iniciar a bateria de resoluções de questões, os alunos ainda assistiram a vídeos com mensagens motivacionais da secretária executiva de Educação Integral e Profissional, Maria Medeiros, e dos estudantes egressos Suzana Ferreira, que estuda mestrado em física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Kelly  Mayara, estudante de fisioterapia na UFPE. 

Já na Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio (EREFEM) Dr. Alípio Lustosa, em Belém de São Francisco, no Sertão Pernambucano, os estudantes participaram de dinâmicas, alongamento com professor de educação física, assistiram a mensagens motivacionais de professores e alunos egressos e acompanharam uma apresentação cultural feita pelo coral da escola, além de participar de brincadeiras e distribuição de presentes.

De acordo com a educadora de apoio, Rosiane Maria, da ETE Miguel Arraes de Alencar, em Timbaúba, na Zona da Mata de Pernambuco, é muito importante a valorização desse dia que passa para o estudante esse valor que a escola tem na vida deles não só no momento em que eles permanecem na escola, mas também quando eles saem da instituição. “Todas as escolas terão a oportunidade de realizar essas atividades em busca desse sentimento de pertencimento, de valorização da escola e dos resultados que ela alcança, porque o resultado não é da escola, ele é do estudante. Esse resultado o estudante carrega para o resto da vida dele no currículo, então é muito importante a valorização desse dia, que passa para o estudante esse valor que a escola tem na vida deles”, declarou a professora.

“Nosso maior objetivo é fortalecer nos estudantes o senso de pertencimento e fazê-los sentirem-se motivados para a realização das avaliações externas e representados nos resultados da escola. Só com engajamento e responsabilidade poderemos obter bons resultados. Na realidade, é um dia de grande mobilização motivacional”, avaliou a gerente geral da Educação Integral, Maria Andrade.