Projeto promove discussão sobre a Igualdade Racial e seus Direitos Humanos

Piaui

11.05.2023

O projeto educacional “Estudar Pode Ser Leve” trouxe aos estudantes, professores, gestores e demais profissionais da Rede Estadual de Ensino mais uma palestra do quadro “Dia de Papear”, durante a manhã dessa quinta-feira (11), abordando o tema “Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial”.

O bate-papo, transmitido pelo Canal Educação, foi mediado pela Assistente Social da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Carolina Damásio, contando como convidada a fundadora do grupo de Cultura Afro Afoxá, mestre em Educação, especialista em Educação de Gênero e Afrodescendência e licenciada em Educação Artística pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Artenilde Silva.

Na ocasião foram discutidas temáticas sobre o sistema de cotas para promoção da igualdade racial, práticas de racismo, medidas a serem tomadas para combater o racismo e expressões racistas utilizadas no vocabulário.  Ana Carolina destaca a importância de conscientizar os estudantes quanto a temáticas como essa. “O foco do nosso bate-papo foi realmente esse trabalho de conscientização da juventude e dos estudantes sobre qual foi a caminhada feita para a promoção da igualdade racial, quais são as ações atuais e que de fato estão ocorrendo para a promoção da igualdade racial e os seus avanços”, declara a assistente social.

A especialista em Educação de Gênero e Afrodescendência, Artenilde Silva, considera necessário trazer a discussão sobre direitos humanos para as escolas. “As pessoas continuam sendo colocadas a margem por desrespeito a esses direitos, então é necessário um espaço de aprender como a escola, o aprender formal. É necessário termos essas discussões inclusive para autoidentificação. Eu preciso me reconhecer neste lugar quando eu sou pessoa preta, ou LGBTQIAPN+, indígena, cigana, para conhecer quais são os meus direitos, exatamente para eu poder me colocar nesse mundo. Então se faz importante a promoção da igualdade racial e que ela seja cada dia mais conhecida, defendida e pautada dentro da escola e em todos os lugares”, detalha a educadora.

O projeto “Estudar Pode Ser Leve” tem trazido uma série de bate-papos com profissionais abordando diversos assuntos, como acolhimento e inclusão social, violência contra a mulher e empoderamento, abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes, saúde mental, dentre outros.