Projeto ‘’Raízes do Conhecimento’’ entrega e-book didático para Escola Estadual em Chapada dos Guimarães

Mato Grosso

11.01.2023

Os alunos da Escola Estadual Rafael de Siqueira, no município de Chapada dos Guimarães, receberam, na segunda quinzena de dezembro, o livro didático em formato e-book: ‘’Raízes do Conhecimento – Chapada dos Guimarães”. O material faz parte de um estudo em complementação e participação da comunidade escolar, desenvolvido por bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (FAPEMAT) e da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), durante o ano de 2022.

Ainda em sua fase inicial, o material didático foi considerado pelo Ministério Público Estadual (MPMT) como um projeto promissor e inovador em pesquisa e iniciação científica, após uma série de avaliações realizadas por membros da comissão. Com isso, o projeto foi encaminhado ao grupo do Banco de Projetos e Entidades (BRAPE), um dos responsáveis por validar, acreditar, incentivar e fomentar a produção do e-book.

Uma das organizadoras e entusiasta do projeto, a professora de geografia formada pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Luziana Fidêncio e Silva, contou que o e-book deve contribuir de forma imersiva para o desenvolvimento crítico e cognitivo dos estudantes.

“O incentivo e a popularização da pesquisa dentro da escola são de extrema importância, pois, o ato de pesquisar desperta o gosto por ler e compreender. Esses fatores são essenciais para a formação de indivíduos críticos no contexto social”, disse. Luziana ainda ressaltou a participação da professora Camila Viana como parte fundamental no projeto por sua vasta experiência na área de iniciação científica, além de um olhar sensível diferenciado para o projeto.

O Município de Chapada dos Guimarães tornou-se pauta importante nesta iniciação, a fim de contribuir com os transmissores e validadores do conhecimento sobre o Cerrado Mato-grossense. A cidade foi utilizada como laboratório a céu aberto pelos envolvidos por contribuir significativamente em pesquisas teóricas e de campo, sobre uso do bioma local e suas nuances, devido ao acesso a sua riqueza que é de valor inestimável para a humanidade.

Além disso, a cidade contribui diretamente na atuação pedagógica por meio das Ciências Humanas no Ensino Fundamental, pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contribuindo para que os estudantes desenvolvam a noção de contextualização.

Para o diretor da escola, Jefferson Araújo Alves, a participação dos estudantes no projeto contribuiu na introdução textual e desenvolvimento dos estudantes em sala. “Os estudantes foram envolvidos e tiveram o primeiro contato com uma produção científica de verdade. Tiveram oportunidade de saber como é a vida acadêmica e como é feita uma pesquisa científica. Para mim, enquanto gestor da escola, foi um movimento ímpar uma vez que gerou conhecimento e participação da comunidade escolar. Foi um diferencial dentro do nosso município”, finalizou.