Mato Grosso do Sul
27.05.2025O CEI Zedu (Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Zallad), localizado no Parque dos Poderes, em Campo grande, está realizando o projeto intitulado “Sacola Encantada: História para contar em família”.
O projeto adota uma metodologia ativa e inovadora, que envolve as crianças e suas famílias no processo de leitura e aprendizagem, buscando promover a interação entre todos os envolvidos e o desenvolvimento das habilidades linguísticas, cognitivas e sociais das crianças. A metodologia integra práticas lúdicas e criativas, utilizando recursos existentes na escola e contando com a participação ativa dos familiares.
Os objetivos do projeto são: trabalhar com leitura infantil, de maneira interativa, lúdica e encantadora, contribuindo assim para a formação de leitores desde o berço. Inserir a família no ambiente escolar, participando ativamente do projeto; Oferecer atividades que possibilitem experiências orais e gestuais e possibilitar atividades de escuta, fala, pensamento e imaginação.
Cada sala recebe uma sacola de pano, customizada pelas crianças em conjunto com as professoras. Será uma introdução à atividade, tornando-a ainda mais especial para as crianças, que se sentirão responsáveis pela sua personalização. As sacolas serão o “veículo” de transporte dos livros, simbolizando a conexão entre a escola e a casa.
Semanalmente, organizado em forma de rodízio, uma criança levará a sacola personalizada contendo: o livro, uma ficha roteiro e os personagens de cada história. O rodízio garantirá que todas as crianças e seus familiares participem, promovendo a leitura compartilhada em família. Em um dia combinado com a professora, os pais retornarão para contar a história para toda a turma da sala.
A atividade em família é dinamizado por meio de recursos diversos como cartazes, fantoches, imagens ilustrativas, músicas ou quaisquer objetos relacionados à história, permitindo que a narrativa se torne mais interativa e envolvente. A família registra o momento por meio de fotos, vídeos, relatos oral e escrito, outros.
“A vinda da família (pai, mãe, avós, ...) ao CEI para contar a história tem feito muito sucesso entre as crianças, que ficam muito entusiasmadas e felizes, bem como os pais participam e se divertem. Um verdadeira interação e envolvimento da família. Participam todas as turmas, dos berçários aos prés”, finaliza diretora Fátima Mack.
Adersino Junior, SED
Fotos: Arquivo CEI Zedu.