Projeto ‘Trilhas do Saber’ realiza formação de educadores da rede estadual com foco no Saeb

Amazonas

13.05.2025

O projeto ‘Trilhas do Saber’, promovido pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, por meio do Centro de Formação Profissional Padre José de Anchieta (Cepan), realizou, nesta segunda-feira (12/05), o primeiro dia de formação de educadores das escolas da Coordenadoria Distrital de Educação 04 (CDE04). A capacitação, realizada na Escola Estadual (EE) Governador Melo e Póvoas, zona oeste de Manaus, buscou promover ações que fortaleçam as práticas pedagógicas dos professores em sala de aula, com foco na melhoria de resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O ‘Trilhas do Saber’ integra os projetos prioritários do Programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador Wilson Lima em 2021, e, neste ano, visa alcançar professores das áreas de Linguagens e Matemática, além da recomposição das aprendizagens, em todas as Coordenadorias Distritais de Educação (CDEs) da capital. 

“A gente está reforçando, trazendo esse início das formações, para que a gente consiga melhorar ainda mais os nossos resultados”, afirmou a secretária executiva adjunta da Capital da Secretaria de Educação, Edilene Pinheiro.

A programação inclui formações com foco no Saeb, abordando as disciplinas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História, Geografia e Matemática. Além disso, também participarão das formações diretores escolares e pedagogos para a abordagem dos temas Educação Especial e  Metodologias ativas. 

“Desde o ano passado nós estamos com uma programação para trabalhar com o Saeb, e o Cepan vem com uma formação diferenciada, com atividades práticas e inovadoras, no sentido de melhorar cada vez mais a metodologia dos professores na sala de aula”, afirmou a diretora do Cepan, Regina Ortiz.

A professora formadora de Língua Portuguesa, Maria José, explicou que o projeto trabalha as disciplinas que são avaliadas no Saeb a fim de começar um processo de avaliação desde a base. A metodologia considera a reflexão sobre o propósito de avaliação dentro do contexto escolar, com foco principal na aprendizagem do estudante. 

“Para o professor entender e procurar trabalhar com os estudantes não só as propostas de práticas pedagógicas de leitura que impulsionam o desenvolvimento dessas habilidades, mas para o professor entender também a estrutura da prova para trabalhar com o estudante”, disse a professora.

TEXTO: Maria Eloá

FOTO: Euzivaldo Queiroz / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar