Projeto “Viveiro Escolar “ da Escola Estadual Reynaldo Massi ficou em 1º lugar na PICTEC

Mato Grosso do Sul

27.11.2023

Estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Reynaldo Massi, em Ivinhema, desenvolveram o projeto intitulado “Viveiro Escolar: estratégia para promover situações de aprendizagem por meio da produção e distribuição de mudas”, no período de novembro de 2022 a setembro de 2023, com orientação da professora mestre das ciências Marcia Conceição de Souza Silva.

O PICTEC tem o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica e tecnológica, propostos por professores do Ensino Médio ou Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, vinculados à escolas públicas (municipal, estadual ou federal) de Mato Grosso do Sul, que orientam estudantes para o aprendizado do método científico e dos outros conceitos fundamentais à produção do conhecimento científico e tecnológico. O programa recebe incentivo financeiro da FUNDECT (Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul).

O projeto escolar, além da produção e distribuição de mudas de espécies nativas e frutíferas à comunidade, tem por objetivo sensibilizar os estudantes em relação à temáticas ambientais locais de modo que compreendam a importância da preservação do meio ambiente. No período de vigência do projeto foram doadas à comunidade milhares de mudas de diferentes espécies.

Os estudantes Ana Júlia Bazilio dos Santos, Vitória Akemi Silva Ide, Caio Kazu Hamamoto Itaya, Mateus Carminati Meurer apresentaram os resultados do projeto na XIII FETEC-MS (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul), maior evento científico do estado, realizado em Campo Grande, no período de 22 a 25 de outubro de 2023, recebendo premiação de 1º lugar na categoria PICTEC/FUNDECT – área de Ciências Biológicas.

“Como professora orientadora fico imensamente feliz em proporcionar experiências científicas como esta aos estudantes, pois a Ciência pode levá-los onde eles não conseguiriam chegar sem ela”menciona professora Marcia .

Tania Tiemi Hamamoto, mãe do estudante Caio, parabenizou a professora pela dedicação e orientação no projeto visando o crescimento científico dos estudantes, “parabéns a todos os envolvidos no projeto tão importante para o meio ambiente e qualidade de vida. Sou grata por meu filho ser um dos envolvidos”.

Já a mãe do estudante Mateus, Magda Carminati menciona estar feliz e orgulhosa pela conquista dos bolsistas do projeto, “é um grande incentivo que foi proporcionado ao meu filho, levando a uma construção do conceito de preservação ao meio ambiente e podendo interagir com a comunidade. Meu filho, tenho certeza teve um grande aprendizado de vida”.

A equipe escolar parabeniza os jovens pesquisadores pelo trabalho desenvolvido e pela participação na Feira. Também parabeniza a professora que acredita no potencial dos alunos e incentiva a pesquisa científica na escola e a popularização da ciência.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.