Projetos de duas escolas da rede estadual serão apresentados na maior Feira Brasileira de Ciências e Tecnologias - Febrace

Tocantins

01.02.2024

Projetos de duas escolas da rede estadual de ensino foram classificados para serem apresentados na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia (Febrace). Um deles é o projeto “Efeitos positivos do uso de subprodutos de dipteryx Alata (baru) e Hymenaea SP (jatobá) como fonte alternativa de alimentação”, da equipe do Centro de Ensino Médio Tiradentes, de Palmas. O outro projeto versa sobre a “Vazão de água destilada: técnicas de aproveitamento e tratamento para irrigação de horta sustentável”, da equipe da Escola de Tempo Integral Jardenir Jorge Frederico, de Araguaína. 

Os dois projetos fazem parte dos 200 trabalhos que serão apresentados de forma presencial na Mostra de Finalistas da Febrace, que será realizada no período de 18 a 22 de março, no Campus da Universidade de São Paulo (USP).

Os estudantes e professores que participarão da Febrace terão visitas monitoradas a laboratórios, institutos e museus da USP e também participarão de palestras.

Projetos 

O projeto sobre o baru e o jatobá está sendo realizado pelas estudantes Maria Eduarda Rocha Machado e Maressa Eduarda da Silva Santos e a professora orientadora Juliana Girardello Kern, que leciona Biologia.

O projeto sobre Vazão de água destilada foi apresentado pelos alunos Rhuan Pablo Mendes de Sousa e Ashely Estephane de Sousa Viana, pelo professor de Matemática Moisés da Silva Santos e pelo professor de Ciências Leonardo Guimarães da Silva.

Os projetos foram apresentados na mostra virtual realizada no período de 15 a 26 de janeiro, para o Comitê de Avaliação, e foram observados itens como as competências e conhecimentos dos estudantes e a desenvoltura em responder às questões formuladas. 

As lições das ciências 

A professora de Biologia, Juliana Girardello, ressaltou o processo de relevância que o projeto foi tomando ao longo do tempo. “Nós ficamos em 1º lugar na Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia (Fecit), e foi uma experiência interessante porque as estudantes tiveram uma visibilidade de como é o universo da ciência na prática, sendo avaliados. O projeto também foi apresentado numa feira em Recife, PE. As alunas que se apresentaram na Feira Brasileira de Ciências e Tecnologias ficaram encantadas com o desenvolvimento do trabalho, na trilha de nutrição. Houve interação com outros estudantes. A Febrace está sendo um estímulo, é a primeira vez que estamos participando e estamos animados com os resultados”, explicou Juliana. 

A estudante Maressa destacou a importância do momento. “Ter a oportunidade de participar da Febrace é algo muito gratificante. Teremos a chance não só de apresentar o nosso trabalho, mas de ajudar outras pessoas e isso será empolgante”, contou.

A prática da ciência na escola

O projeto sobre vazão de água destilada trata de um sistema de irrigação, no qual foi construída uma rede de captação de água dos 40 aparelhos de ar-condicionado da escola e esta é direcionada a uma caixa d’água, que passa por um tratamento e é utilizada para a irrigação da horta escolar.

“O projeto foi importantíssimo no aprendizado interdisciplinar dos alunos de 8º ano do ensino fundamental e ganhou a escola com uma redução no custo de água potável e representou uma experiência gratificante para nós professores”, ressaltou o professor Moisés.

O professor Leonardo falou dos resultados dos projetos para a escola. “Percebemos que os 40 aparelhos de ar-condicionado geram uma média de 350 litros de água diariamente e como esta é uma solução ácida para as plantas, aplicamos conhecimentos de ciências para tratar a água com materiais de fácil acesso e irrigamos as plantas. Outro resultado é que percebemos que no mês seguinte, ao início do projeto, houve uma redução de 35% no talão de água da escola”, contou.

A estudante Ashely, da turma do 9° ano do ensino fundamental, disse que participar da Febrace adquire uma aprendizagem fundamental para continuar progredindo nos estudos. “Foi uma sensação maravilhosa. Participei de outras feiras de ciências, a Febrace foi uma das que mais me deixou animada. Só em pensar que estou competindo com vários projetos de estudantes brasileiros, fico entusiasmada e orgulhosa de mim mesma, pois o meu esforço e estudos valeram a pena”, comentou.

O projeto já rendeu vários prêmios; ficou em 1º lugar na Feira Científica e Tecnológica do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) e o 1º lugar na Expo eletivas da Regional de Araguaína em parceria com Afya ITPAC.

Josélia de Lima/Governo do Tocantins

Revisão Textual: Liliane Oliveira/Governo do Tocantins