Projetos de escolas da rede estadual são premiados na maior feira de ciências do Brasil

Sergipe

27.03.2023

De Sergipe para o Brasil. Os alunos e professores dos projetos ‘Ecobags de Papel de Palha de Coqueiro - uma alternativa sustentável para substituir as sacolas plásticas usadas na feira livre de Umbaúba’, do Colégio Estadual Antônio Garcia Filho, em Umbaúba; e o ‘TrioCrim - Três Fitoterápicos à Base de Alecrim’, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito, de Canindé do São Francisco, retornaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), neste sábado, 25, com mais itens na bagagem.

O Ecobag trouxe de São Paulo premiações em três categorias: Prêmio Internacional Science Champion Award (U.S. Agency for Internacional Developmeny - USAID); Prêmio Destaque do Brasil - Melhor Projeto de Sergipe, e 4º Lugar na categoria Ciências Exatas e da Terra. Os alunos Ellen Santos Guimarães, Iulânia Firmino dos Santos e Sofhia Gabrielly Araújo são os autores do projeto Ecobags, orientado pela professora Darcylaine Martins.

“Essa visibilidade é importante. A gente precisa mostrar que Sergipe produz ciência na educação básica, grandes projetos são desenvolvidos em todo o Estado. É mostrar o que Sergipe produz, que nossos alunos do ensino público estão produzindo ciência com qualidade”, afirmou Darcylaine Martins.

O projeto das ecobags tem como objetivo substituir as sacolas plásticas usadas nas feiras livres de Umbaúba, utilizando um material sustentável, reciclável, acessível e fácil de encontrar em Sergipe. As alunas passaram duas semanas sendo avaliadas virtualmente pelos professores da USP na fase semifinal. O projeto foi muito elogiado pelos avaliadores graças à sua importância ambiental, social e econômica no processo de produção das ecobags, principalmente para a comunidade local. Estão entre os melhores projetos de iniciação científica do Brasil desenvolvido por alunos do ensino médio.

Já o ‘TrioCrim, a orientadora Lark Soany ficou entre os dez professores do país que incentivam à ciência. O projeto de fármacos à base do alecrim, o TrioCrim foi desenvolvido pelos alunos Marcelo Jorge Filho, Anny Caroliny de Oliveira e Maria Clara da Silva, orientador pelas professoras Lark Soany Santos e Marisa Gomes Nobre. Eles voltaram com um passaporte para a Mostra Científica de Inovação, Tecnologia e Engenharia (Mocitepial), que será realizada em Arapiraca, Alagoas.mostra uma 

“Pra gente foi um momento muito rico, uma troca de aprendizagem muito grande. Trazer do Sertão de Sergipe um projeto para apresentar na USP foi muito proveitoso”, disse Lark Soany.

Recentemente o projeto do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Brito recebeu o Prêmio de Incentivo ao Empreendedorismo Científico (Piec), concedido pela empresa Benv 360⁰ e o grupo multinacional Ambipar. A escola estadual sergipana inscreveu sete projetos, dentre os quais está o TroCrim, e se destacou como unidade de ensino brasileira que agrega em seu calendário escolar a produção e o empreendedorismo científico.

"Cada conquista dos alunos da escola pública sergipana preenche nosso coração de alegria e entusiasmo. Ficamos radiantes ao ver a visibilidade e as potencialidades dos nossos estudantes e seus professores. A Seduc apoiou e deu a mão a todos eles e acompanhou todo o período em que estiveram em São Paulo mostrando seus projetos e reafirmando que nossa escola pública é uma potência. Isso é muito importante e serve de incentivo para que todos os estudantes realizem seus sonhos e vejam que podem alcançar todos os seus objetivos. Sergipe tem ciência. Estamos orgulhosos", comemorou o secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral.