Projetos desenvolvidos na rede pública estadual de Sergipe são semifinalistas em Feira de Ciências

Sergipe

15.01.2024

Seis projetos de iniciação científica desenvolvidos em escolas da rede pública estadual de ensino são semifinalistas da 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), um dos principais eventos do gênero do país. O resultado sairá dia 30 de janeiro, quando serão conhecidos os projetos desenvolvidos em todo o país, que serão apresentados em evento realizado no período de 18 a 22 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

São projetos finalistas  o “Acendra - Purificação de Águas de Barreiros à Base de Biopolímetro extraído do Quiabo”, desenvolvido no Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto (Canindé de São Francisco) e Colégio Estadual Rui Barbosa (Aracaju): o “Agrosapiens: Cultivando o Amanhã, um Campo de Possibilidandes”, o “Farma-Sertão: Um Estudo sobre Plantas Medicinais do Alto Sertão de Sergipe”, o “Hiperaapp: Auxiliando Portadores do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o “Nui - Nordeste Unido pela Igualdade de Raças e Etnias”, todos desenvolvidos no Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto (Canindé de São Francisco); além do “Fibra de Cocos Nucifera: uma Alternativa Sustentável na Produção em Tijolos Solocimento”, do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes (Umbaúba).

A professora do Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, em Canindé do São Francisco, Lark Soany, destaca a felicidade ao ter cinco projetos semifinalistas da Febrace. “Sergipe nunca levou cinco projetos para Febrace e a nossa escola promove um feito histórico. Estou feliz demais, estamos felizes demais. Trabalhamos duro durante o ano inteiro e estar na Febrace é a sensação de que estamos no caminho certo. Estamos todos muito ansiosos e empolgados para esta etapa, esperamos que todos estejam na final em março. Os alunos estão dando o seu melhor, abdicando das suas férias para gravar vídeo, fazer roteiro, slides, essa semana começaremos os ensaios para as apresentações online. Os projetos selecionados são muito bons e têm um potencial gigantesco”, definiu.

O projeto “Fibra de Cocos Nucifera: uma Alternativa Sustentável na Produção em Tijolos Solocimento”, do Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes (Umbauba), orientado pelo professor Makel Bruno, e coorientado pelo ex-aluno da escola, Alisson Souza da Cruz , produz tijolos a partir da fibra do coco, que antes seria descartada em local inapropriado, ou seja, além do tijolo ser de baixo custo, produzido com uma fibra bastante encontrada em Sergipe, há um cunho voltado à preservação do meio ambiente.

“Alcançamos com o projeto um progresso incrível e eu como orientador dos estudantes, a minha expectativa é excedida a cada etapa vencida, a cada passo dado. Ver meus orientandos que mexem com esse projeto dedicando horas incansáveis de pesquisa, de experimentação, de aprimoramento, enche meu coração de orgulho. A determinação deles que são de escola pública e alcançar essa etapa da competição, é verdadeiramente admirável”, define o professor Makel Bruno.

 

Febrace

 

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um programa de talentos em ciências e engenharia que estimula a cultura científica, o saber investigativo, a inovação e o empreendedorismo em jovens e educadores da educação básica e técnica do Brasil.

 

A grande mostra de projetos científicos e tecnológicos acontece desde 2003, na USP, contando com projetos de todo o país, desenvolvidos por estudantes e professores e apresentados em feiras afiliadas da Febrace, com temáticas relacionadas às Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – STEAM.

 

Veja os projetos

 

ACENDRA - PURIFICAÇÃO DE ÁGUAS DE BARREIROS À BASE DE BIOPOLÍMERO EXTRAÍDO DO QUIABO (ABELMOSCHUS ESCULENTUS) - alunos Lucas Adib Nascimento Magalhães, Arthur Jorge Bezerra Sandes , Anne Gabriela de Freitas Almeida , Lark Soany Santos (orientação) , Marisa Gomes Nobre (Coorientação) - Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, Canindé de São Francisco. Colégio Estadual Rui Barbosa, Aracaju.

 

AGROSAPIENS: CULTIVANDO O AMANHÃ, UM CAMPO DE POSSIBILIDADES - alunos João Pedro da Silva, Francisco Patriota de Andrade Netto, Milton Mariano Monteiro, Alex Alves Cordeiro (orientação) , Lark Soany Santos (coorientação) - Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, Canindé de São Francisco

 

FARMA-SERTÃO: UM ESTUDO SOBRE AS PLANTAS MEDICINAIS NO ALTO SERTÃO SERGIPANO – alunos Ana Clara Silva Almeida, Diógenes Felipe Rodrigues dos Santos, Lark Soany Santos (orientação) , Marisa Gomes Nobre (coorientação). Centro Estadual de Educação Profissional Dom José B. de Castro, Poço Redondo. Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, Canindé de São Francisco.

 

FIBRA DE COCOS NUCIFERA: UMA ALTERNATIVA SUSTENTÁVEL NA PRODUÇÃO EM TIJOLO DE SOLOCIMENTO – alunos Yan Kayk da Cruz Ferreira, Shaiana Lima Guimarães, Raquel de Souza Cruz , MAKEL BRUNO OLIVEIRA SANTOS (orientação) , Alisson Souza da Cruz (coorientação) Colégio Estadual Prefeito Anfilófio Fernandes Viana, Umbaúba.

HIPERAAPP: AUXILIANDO PORTADORES DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) – alunos Raissa Alves Batista, Ana Clara Alves de Melo, Maria Heloiza Soares do Nascimento , Lark Soany Santos (orientação) , Marisa Gomes Nobre (coorientação) Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, Canindé de São Francisco.

NUI_NORDESTE UNIDO PELA IGUALDADE DE RAÇAS E ETNIAS alunos Adrielli Santos Silva, Yasmin Alves Ferreira, Maria Geovana Andrade dos Santos, Lark Soany Santos (orientação), Marisa Gomes Nobre (coorientação) Colégio Estadual Dom Juvêncio de Britto, Canindé de São Francisco