Projetos “Física e Engenharia em Ação” e “Aulão Show Vestibular” são realizados na Escola Estadual Cel. José Alves Ribeiro

Mato Grosso do Sul

12.09.2023

Os estudantes do do ensino médio da Escola Estadual Coronel José Alves Ribeiro, em Aquidauana, participaram nas últimas semanas de duas ações pedagógicas inclusivas, trata-se do projeto intitulado “Física e Engenharia em Ação” realizado no pátio central da unidade nos dias 16 e 17 de agosto e do “Aulão Show Vestibular”, no dia 02 de setembro.

Física e Engenharia em Ação

De acordo com o professor de Física Guilherme Bombardi os estudantes do ensino médio embarcaram em uma verdadeira missão de engenharia civil, “onde foram desafiados a escolher o material mais adequado para a reforma do pátio que fica exposto ao sol o dia todo. As opções em pauta eram o concreto polido e o piso cerâmico”.

De modo geral, as aulas práticas de Física mostra como uma parte essencial do processo educacional. “Elas vão muito além de simples momentos fora da sala de aula, pois são oportunidades valiosas para consolidar os conceitos físicos teóricos discutidos em sala, bem como para desenvolver habilidades fundamentais nos estudantes”, menciona Guilherme.

Um dos principais benefícios das práticas é o desenvolvimento de habilidades de trabalho em equipe e colaboração. Com tais atividades, observa-se a construção coletiva de conhecimentos por parte dos estudantes, que são incentivados a discutir e refletir sobre os resultados, permitindo que novas ideias surjam e sejam compartilhadas com a turma.

Professor lembra que dessa forma, o aprendizado se torna mais significativo e duradouro. Além disso, ressalta-se que as práticas também promovem o desenvolvimento de habilidades manuais, já que os estudantes precisam construir aparatos experimentais e manusear os equipamentos com precisão. “Essa perícia na realização de experimentos científicos é crucial para que os estudantes obtenham resultados precisos e confiáveis”, lembra.

Orientados pelo "engenheiro-chefe" de cada equipe, os alunos mediram cuidadosamente a temperatura em diferentes pontos do pátio, identificando os "Pontos Quentes" e os "Pontos Frios".

Após determinar a área total do espaço que será reformado, eles calcularam os custos de cada material por metro quadrado, “foi levado em conta todas as informações disponíveis sobre os coeficientes de dilatação térmica e propriedades dos materiais”, rlata professora coordenadora de práticas inovadoras Edijane Fragoso.
No final, cada equipe apresentou suas análises e argumentos, defendendo o material que consideravam mais indicado para garantir a durabilidade e estabilidade da obra em face das variações de temperatura ao longo do dia.
Queremos parabenizar nossos estudantes pela dedicação e empenho nessa atividade desafiadora. Eles realmente mostraram que a Física e a Engenharia andam lado a lado na solução de problemas reais”, relata diretora adjunta Maria Inês Mendes Garajo de Moura.

Aulão Show Vestibular

A unidade escolar realizou no dia 02 de setembro o “Aulão Show Vestibular”, uma iniciativa dedicada aos nossos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, porém aberta aos demais estudantes do 1º e 2º anos do ensino médio.

O aulão tem como propósito prepará-los com sucesso para as próximas provas de vestibulares e o ENEM no final do ano, “foi um momento incrível de compartilhamento de conhecimento, aprendizagem e motivação”, lembrou professora coordenadora de práticas inovadoras Edijane Fragoso.

“Os professores compartilharam suas experiências e dicas valiosas, auxiliando nossos alunos a enfrentarem com confiança essa etapa tão importante de suas jornadas educacionais”, finalizou gestora Cristiane Niz Barcelos.

Adersino Junior, SED

Fotos: Arquivo escolar.