“Quis passar por todas as sensações da prova e incentivar os alunos”, diz professor de Sergipe que tirou nota 980 na Redação do Enem

Sergipe

10.02.2023

O professor de Língua Portuguesa e Redação, Ronney Marcos, do Centro de Excelência Atheneu Sergipense, em Aracaju, está na lista do resultado do Enem 2022 com uma nota 980 na Redação. Mas como assim? O professor fez a prova do Enem com o objetivo de passar por todas as sensações por que passam os alunos e mostrar que eles são capazes. “O desafio surgiu em uma das aulas de Redação, quando eles falavam que estavam muito nervosos para a prova; que sentiam que não estavam prontos. Então decidi fazer, querer passar por todas essas oscilações de emoções no pré-prova, na prova e no pós-prova esperando essa nota”, contou.

 Ronney Marcos conta que a partir do dia em que se inscreveu no Enem passou a sentir todas as cobranças e sensações desde a cobrança por uma boa nota ao frio na barriga no dia da prova e a ansiedade na espera da nota. “Bateu aquele frio na barriga, porque você acaba sendo cobrado por você ser o professor deles. Eles estavam muito curiosos também para saber a minha nota. Por mais que você seja professor há tanto tempo, que você ministre aula, você também se sente muito cobrado. Então o objetivo de fazer a prova foi incentivar esses meninos e mostrar que eles são capazes. Principalmente depois de anos tão difíceis, como os da pandemia”, explicou.

 

Quanto ao resultado nota 980, o professor diz que “bateu na trave para os 1000”, mas que é uma consequência para mostrar que tudo que cai nos vestibulares nada mais é do que o estudado em sala de aula. O professor Ronney Marcos disse cumprir o que prometeu, fez a prova e mostrou que todos são capazes de tirar uma boa nota. “Eu cheguei lá, sentei, abri a prova, peguei o tema, escrevi da forma como eu falei que eles deveriam escrever. E aí ficou provado que é e era confiar na metodologia em sala; que o resultado é positivo”.

 

Tema da redação

 A redação do Enem 2022 teve como tema “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”. Os participantes do Enem 2022 tiveram que escrever um texto dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, a partir da situação-problema proposta na prova, dos textos motivadores e dos conhecimentos construídos ao longo da formação. O tema foi o mesmo para as duas versões do Enem: impressa e digital.