Governo do Piauí lança edital com matrículas 100% digital nas escolas Seduc

Piaui

13.12.2023

O governador Rafael Fonteles, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançaram nesta segunda-feira (11), no Palácio de Karnak, o edital e campanha de matrículas para o ano letivo de 2024 das escolas estaduais. As matrículas estarão abertas de 11 de dezembro a 11 de janeiro.

A novidade deste ano é o formato 100% digital do processo de matrícula das escolas Seduc, disponível através do portal Gov.Pi Cidadão. Todas as informações podem ser acessadas, também, através do site seduc.pi.gov.br/matricula. Para alunos já matriculados na rede estadual, a renovação para o ano letivo de 2024 é automática. As inscrições dos testes seletivos de escolas que necessitam do processo, além das turmas específicas do ITA/IME, que funcionarão no Ceti Dirceu Arcoverde, estão disponíveis também através da plataforma.

Na solenidade, o governador Rafael Fonteles destacou que o processo de digitalização das matrículas na rede pública estadual faz parte da meta do Governo em digitalizar todos os processos, visando facilitar a vida do cidadão e o acesso aos serviços públicos. "Temos que dar o exemplo, colocando todos os processos das nossas repartições e órgãos públicos no formato digital, facilitando a vida do cidadão e isso inclui as matrículas", disse Rafael.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, detalha que ao todo serão mais de 40 mil vagas disponibilizadas nas escolas estaduais, totalizando mais de 200 mil estudantes na rede. “Nós temos cerca de 40 mil vagas novas, daqueles alunos que ingressarão na educação superior, e também algumas turmas novas de primeira série do ensino médio que estamos criando”, detalhou o secretário, esclarecendo que algumas escolas servirão de base para realizar a matrícula de forma presencial.

Universidade Aberta do Brasil

Na solenidade, Rafael também destacou o lançamento das vagas da Universidade Abertura do Brasil. "O Piauí hoje é quem oferta o maior número de vagas no ensino superior, quando eu contabilizo a Universidade Abertura do Brasil, a Universidade Aberta do Piauí e os cursos presenciais. São mais de 35 mil vagas por ano, quando somadas todas as opções de ingresso no ensino superior. Portanto, conforme dados do IBGE, o Piauí é o estado do Nordeste que tem o maior percentual de pessoas com o ensino superior, chegando a 15,7%", falou.

De acordo com o governador, o Piauí passa por uma verdadeira transformação na educação, saindo de uma situação de alto índice de analfabetismo para um dos estados que mais disponibiliza oportunidades de ingresso a um curso superior. "O Piauí hoje é o estado que tem o maior número de pessoas, percentualmente falando, no ensino superior na região Nordeste".

Posse dos coordenadores

Além do lançamento da campanha de matrículas para o ano letivo de 2024, foi dado posse aos 37 coordenadores de polo da Universidade Aberta do Brasil (UBA). Para o ano letivo de 2024, a UBA disponibilizará 6.300 vagas para licenciaturas, 1.050 vagas para bacharelados e tecnólogos e 3.000 vagas para especializações; totalizando 10.350 vagas.

A superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, explica que o Piauí é o único estado da federação que mantém com recursos próprios 37 unidades da UAB.

“O Piauí é o único estado que possui 37 polos da Universidade Aberta do Brasil mantidos pelo Governo do Estado. Além das 10.350 vagas disponibilizadas neste edital de 2024, podemos ampliar para 15 mil vagas, um número nunca visto na história da UAB. Estamos conseguindo ser vanguarda, ampliando a quantidade de vagas disponibilizando acesso e mais cursos de ensino superior nos níveis de graduação e especialização”, detalhou a superintendente.