Raquel Teixeira é reconduzida à Secretaria da Educação

Rio Grande do Sul

03.01.2023

A secretária da Educação, Raquel Teixeira, foi reconduzida ao cargo pelo governador Eduardo Leite na tarde da última segunda-feira (2/1). A cerimônia oficial ocorreu na sede da Secretaria da Educação (Seduc), no Centro Administrativo Fernando Ferrari.

O governador salientou o seu compromisso em posicionar a educação como a maior prioridade em seu novo mandato. “Fiz questão de estar aqui para reforçar o compromisso que assumi e que vou reassumir todos os dias com a educação no Rio Grande do Sul. Cada uma das secretarias será também um pouco da educação. A Procuradoria-Geral do Estado, a secretaria da Cultura, a do Trabalho, a de Inovação, de Obras etc.”, destacou. 

Leite destacou ainda o impacto da educação no desenvolvimento econômico e social. “Nós, que nos propomos a governar o Estado, somos cobrados constantemente sobre gerar empregos, trazer empresas, sobre estradas e aquilo que é aparente e físico. Tudo isso tem sua importância, mas o Estado não será mais competitivo somente por ter estradas, impostos mais baixos e obras faraônicas se não tiver gente com a qualificação que este mundo demanda”, afirmou. 

Na ocasião, a secretária Raquel entregou ao governador o relatório de gestão da Seduc referente aos anos de 2021 e 2022, destacando as principais ações conduzidas durante o período. Em sua fala, destacou o empenho da rede de educação do Estado. “Estou aqui renovando meu compromisso com esse Estado que me acolheu com respeito e carinho. E renovando, principalmente, o meu compromisso com uma rede de educação altamente qualificada que me acolheu também com engajamento e o compromisso necessário para avançarmos”, disse. 

A secretária citou informações diagnósticas sobre a rede de ensino e os resultados na aprendizagem e a importância deste mapeamento. Observou que as avaliações constatam a situação de desigualdade social e econômica dentro da rede estadual, gerando contrastes na aprendizagem dos alunos.

“Temos que entender que só avançaremos na direção da equidade quando trouxermos as desigualdades para o centro do debate da educação. A educação de hoje tem perpetuado desigualdade e isso não poderemos aceitar”, observou. 

A cerimônia contou com a presença da cantora Luíza Barbosa, finalista do programa The Voice Kids em 2019, que encerrou o encontro com um número musical.

Raquel Teixeira

Secretária da Educação do Rio Grande do Sul desde abril de 2021, a professora Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira, natural de Goiânia, tem uma extensa carreira de serviços prestados na área da educação. É mestre e PhD em Linguística pela University of California em Berkeley (EUA), graduada em Letras e mestre em Letras e Linguística pela Universidade de Brasília (UnB).

Tem especialização em Etnolinguística pela Universidade Federal de Goiás e fez estágio pós-doutoral em Língua e Cultura pela Escola de Altos Estudos de Paris. É integrante do Conselho Consultivo do EduLab21 - Instituto Ayrton Senna, membro-licenciada do Todos pela Educação e integra a Academia Feminina de Letras de Goiás.

Nos últimos 20 anos, foi secretária de Educação, secretária de Ciência e Tecnologia, secretária de Cultura, secretária de Cidadania e secretária de Esporte em Goiás. Foi também conselheira do Conselho Nacional de Educação, deputada federal por oito anos e coordenadora da Escola de Formação de Professores de São Paulo.

Tem artigos e livros publicados, foi membro de conselhos editoriais, orientou teses de mestrado e doutorado e recebeu várias condecorações, inclusive do Ministério de Educação da França.