Realidade virtual envolve alunos em projeto de leitura

Secretaria de Estado da Educação do ES

13.09.2019

Para ampliar o envolvimento dos estudantes ao trabalhar um projeto de leitura em equipe, Thainá Kedzierski, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, localizada no município da Serra, optou em desenvolver um projeto que, com base em realidade virtual, “transporta” os alunos para dentro da obra.

Com a escolha do livro “Eu sou Malala”, da escritora paquistanesa Malala Yousafzai, a professora percebeu que, por se passar em uma realidade distante da vivida pelos estudantes, houve a necessidade de apresentar os cenários descritos no livro.

Para isso, com auxílio de uma plataforma digital de realidade virtual, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os lugares por onde a autora passou bem como o Vale do Swat, no Paquistão; e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

Segundo a professora, uma vez por semana, em sala de aula, é feita a leitura de um trecho da obra e, logo após, são debatidas questões a respeito. “Os alunos adoraram a experiência e a possibilidade de unir a tecnologia, que faz parte da vida deles, com o foco de estudos”, contou ela.