Receita “Ovo Feliz" da merendeira Silvia Xavier vence concurso “Minha merenda é a melhor”

Sergipe

13.06.2022

A merendeira Silvia Rubia da Silva Xavier, da Escola Estadual Maria José Santos Souza, em Nossa Senhora do Socorro, é a grande campeã do concurso “Minha merenda é a melhor”, com a receita "Ovo Feliz". A grande final foi disputada pelos nove finalistas nesta sexta-feira, 10, no Centro Gastronômico da Universidade Tiradentes, em Aracaju, onde prepararam suas receitas utilizando os gêneros alimentícios entregues nas escolas estaduais. Promovido pela Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), a iniciativa teve como objetivo valorizar o papel desses profissionais na promoção da alimentação rica em nutrientes e adequada no ambiente escolar. 

O ranking das melhores receitas é a seguinte: 2º lugar - Adriana Guadalupe Nascimento Neto (DRE 9), com a receita pirão de coxão mole; 3º lugar - Joseane Reis Santos (DRE 5), receita strogonoff de ovo; 4º lugar -  Fabiana de Matos Amaral (DEA), receita escondidinho raízes do sertão; 5º lugar -  Carla Regina Oliveira dos Anjos Santos (DRE 4), receita almôndega de batata doce; 6º lugar - Adriana Alves Ferreira (DRE 7), receita sopa de macaxeira com frango; 7º lugar - Anderson Ávila Andrade (DRE 2), receita cuscuz da tropa tobiense; 8º   lugar - Maria Lucilene Oliveira Linhares Morais (DRE 3), com a receita baião nordestino; e 9º lugar - Josefa Maria Dantas de Santana (DRE 1), com a receita bobó de frango. 

“Estou muito feliz com esse resultado. Isso sem dúvida é um grande reconhecimento do nosso trabalho. Saber que a gente está alimentando as crianças de maneira adequada, saber também que eles gostam do prato que a gente prepara e, principalmente, saber que a merendeira tem um papel fundamental no processo educacional é gratificante. Estou há seis meses lotada na Escola Estadual Maria José, e o meu desejo sempre foi deixar a minha marca de uma merenda nutritiva, gostosa, saborosa, dando todo o meu amor para aquelas crianças porque elas merecem”, celebrou a campeã do concurso, Silvia Rubia da Silva Xavier, que é aluna do curso de Nutrição Dietética do Instituto Educacional Ruy Barbosa, em Aracaju.

A diretora do DAE, professora Ednéia Sobral, destacou a repercussão positiva do concurso. “Ficamos muito felizes com a mobilização das comunidades escolares. Isso mostra o quanto temos excelentes profissionais cuidando da alimentação dos nossos alunos e fazendo com que a merenda escolar do estado de Sergipe seja de ótima qualidade, contando com todos os nutrientes adequados. Obrigada a todos que se prontificaram a estar aqui, por esse empenho no seu trabalho, esse amor pelos alimentos e pelas crianças”, disse ela, agradecendo a parceria com a Universidade Tiradentes pela disponibilização do Centro Gastronômico, bem como as equipes dos cursos de nutrição e gastronomia.

Reconhecimento e aprendizado

A merendeira Adriana Guadalupe, do Centro de Excelência Dom Juvêncio de Britto, em Canindé de São Francisco, que ficou na segunda colocação com a receita pirão de coxão mole, destacou que a inspiração para o seu prato foram as potencialidades gastronômicas do sertão sergipano. “É um reconhecimento muito importante para nós; é algo que não há como ser explicado. Estou muito feliz em participar desse concurso, de mostrar o nosso potencial e como cuidamos da alimentação dos estudantes, proporcionando uma refeição saborosa”.

Quem também comemorou bastante foi a merendeira Joseane Reis Santos, da Escola Estadual Maria Montessori, em Feira Nova, que concorreu com a receita strogonoff de ovo. “O que nos motiva são os alunos. São eles que estão o tempo todo com a gente, e por isso temos que dar o nosso melhor por eles. Quando surgiu o concurso eles foram os primeiros a dizer: “Vai participar e leve o estrogonofe de ovo”. Eu sempre digo: a proteína do ovo é muito difícil de ser inserida, já que a proteína da carne é muito mais bem aceita. E aqui estamos com o terceiro lugar, que vou levando com muito orgulho no coração”.

A professora e coordenadora do curso de Gastronomia da Unit, Isabella Brito, que foi uma das juradas e prestou assistência aos merendeiros, destacou a criatividade, empenho e seriedade dos profissionais da rede estadual com o preparo das refeições. “Pudemos verificar também a preocupação de como servir, o quanto eles levam a sério e o quanto têm amor mesmo pelo que estão fazendo. As palavras-chave de hoje, além de sabor, foram, com certeza, amor e felicidade. Então, nós estamos no dia a dia da cozinha e percebemos que as merendeiras e merendeiros são heroínas e heróis porque transformam alimentos simples do nosso cotidiano em verdadeiras pérolas maravilhosas”, disse ela parabenizando os finalistas.

O chefe David Brito, um dos jurados do concurso, destacou que a iniciativa é extremamente relevante por conta da figura das merendeiras e merendeiros nesse contexto. “Estamos lidando com profissionais extremamente qualificados, no sentido de dar importância, principalmente, às refeições que são preparadas, criando pratos novos para alimentar esses jovens e crianças. É bom ressaltar a importância também dele na memória afetiva. Eu tiro por mim quando criança, até hoje eu tenho lembranças do sabor de algumas merendas em escolas públicas em que já estudei. Para mim está sendo uma honra participar desse concurso; uma ação extremamente louvável, diga-se de passagem”.

Prêmios

Os autores das 9 receitas finalistas foram agraciados com os seguintes prêmios: 1° colocado, uma Smart TV; 2° colocado, micro-ondas; 3° colocado, batedeira planetária; 4° colocado, multiprocessador de alimentos; 5° colocado, forninho elétrico; 6° e 7°colocados, liquidificador; 8°, 9° e colocados, uma sanduicheira elétrica. Os 20 participantes selecionados na etapa regional receberão um kit para manipuladores de alimentos, personalizado especialmente para o concurso.