Núcleo MultiArte promove produção e mediação cultural nas escolas estaduais

Acre

22.06.2023

Um novo projeto criado pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está ganhando destaque nas escolas da rede estadual, visando promover a produção e mediação cultural entre estudantes do ensino fundamental anos iniciais e finais.

Com objetivo de levar a arte e a cultura para as escolas, de forma acessível e enriquecedora por meio de contação de histórias, teatro e apresentações circenses, além de oferecer oficinas para educadores da rede estadual, o Núcleo MultiArte é formado por Marília Bonfim, Rogério Barcellos e Aparecido Gonçalves, professores e artistas. Com vasta experiência, já se apresentaram em diversas escolas da capital, proporcionando aos alunos momentos de encantamento e aprendizado.

O MultiArte segue um cronograma de atividades e nesta segunda-feira, 19, foi a vez da Escola Aracy Cerqueira, na Vila Custódio Freire, em Rio Branco. Pela manhã, foi apresentado o espetáculo circense com o palhaço Microbinho, para as crianças dos anos iniciais, e à tarde, para os alunos dos anos finais, a peça As Confiadas, protagonizada por Marília Bonfim.

“Essa é uma atitude muito saudável, que vai trazer alegria para as crianças, algumas muito carentes. Essa atitude da SEE é muito louvável, a equipe toda está de parabéns. Eu acredito que todas as escolas vão amar este projeto MultiArte”, afirmou a gestora Marina Ferreira.

A ação tem sido bem recebida pelas escolas e pela comunidade escolar em geral, que reconhece a importância da arte e da cultura na formação dos estudantes.

A aluna Rayane do Nascimento, que nunca tinha visto o espetáculo de um palhaço ao vivo antes, mostrou-se entusiasmada e se divertiu muito com o Microbinho.

A proposta do Núcleo MultiArte está alinhada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), como forma de contribuir com a formação do estudante, reforçando o trabalho que as escolas já fazem por meio do componente curricular da arte.

“Este projeto é muito importante, pois as nossas crianças precisam e a arte também ensina. O que a SEE está fazendo é muito importante, um olhar diferenciado”, ressaltou professora Elisvanda Torres.

Na terça-feira, 20, a apresentação teatral será realizada na Escola Raimundo Gomes, no Conjunto Tucumã.

 

Por: Clícia Araújo

Foto: Mardilson Gomes