Redação Nota 1000: oficina capacita professores piauienses para auxiliar estudantes e ampliar as possibilidades da nota máxima

Redacao enem

24.08.2021

Produzir uma redação na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) requer muito estudo e o conhecimento de técnicas adequadas para desenvolver um excelente texto. O reforço no uso destas técnicas para os estudantes está entre o conjunto de ações pensadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), como o projeto recém-lançado Redação Nota 1000 (MIL), que busca ampliar as possibilidades de alcance da nota mil na redação do Enem.

Entre as frentes de atuação do Redação Nota 1000 (MIL) está a qualificação de professores de língua portuguesa, principalmente os que trabalham na redação, que serão qualificados por meio de oficinas, e seguirá nos próximos meses com mais intervenções. 

Na quarta-feira, 25 de agosto, acontecerá o terceiro encontro de trabalho para orientação de professores no exercício e prática das redações, tendo como novidade trazer um escritor renomado para auxiliar no processo de escrita, como declara o coordenador do projeto, professor Wellington Soares.

"Esse projeto tem por objetivo levar os nossos alunos das escolas públicas à nota de excelência no Enem, que é mil pontos. No Enem passado chegamos próximo do objetivo com um estudante nosso atingindo 988 pontos de tal maneira que está faltando pouco, assim, contamos com o empenho de todos os professores da rede para garantir este resultado", disse.

Os professores poderão acompanhar na página do youtube do Canal Educação

No final de semana, o professor Wellington Soares e o poeta Nathan Sousa estiveram reunidos com os professores de língua portuguesa em paralelo à realização das revisões do Pré-Enem Seduc para os estudantes no município de Regeneração. A troca de experiências entre os professores da área de linguagens aconteceu também no município de Paulistana, no último domingo.

"Esse trabalho junto aos professores nos locais em que ocorrem as revisões é importante pois eles estão em contato direto com os estudantes na sala de aula. Nos reunimos com os professores da 6ª GRE, que engloba 15 municípios, e é importante ouvir as experiências deles e também trazemos experiências nossas com o projeto. Esperamos atingir este objetivo de nossos alunos pontuarem a nota máxima da redação neste Enem", afirmou.

A terceira frente consistirá na produção de redações distribuídas semanalmente, escritas nos mais variados temas, e que estarão à disposição dos professores e alunos. Este método está voltado a exemplificar a redação nota mil no melhor entendimento dos critérios, das habilidades e eixos temáticos cobrados pelo Enem.

Projeto Redação Nota 1000

DATA: 25/08/202

HORÁRIO: 14h

LOCAL: Youtube do Canal Educação

PÚBLICO-ALVO: Professores de Língua Portuguesa (Redação)