Educação do Rio Grande do Norte abre ano letivo destacando avanços no ensino

Rio Grande do Norte

05.03.2024

Nesta segunda-feira (04), a rede estadual de educação do Rio Grande do Norte deu as boas-vindas aos estudantes para mais um ano letivo repleto de aprendizado, crescimento e oportunidades. Marcando o simbolismo do momento, a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer realizou a abertura oficial na escola estadual União do Povo, localizada em Cidade Nova, bairro de Natal (RN).

Em um espaço novo, com salas de aula climatizadas, biblioteca, cozinha ampliada e com projeto de jardinagem que torna o espaço de convivência mais acolhedor, os estudantes da escola estadual União do Povo foram recepcionados com música, abraços e muita alegria. 

Por todo o Rio Grande do Norte, as unidades de ensino abriram duas portas a partir das 7h para acolher seus estudantes. “Muito bom voltar para as aulas e ver tudo tão arrumado. Terei, pela frente, um ano de muito estudo”, destaca Maria Eduarda, estudante do 9º ano do ensino fundamental. 

Cumprindo os 200 dias letivos, as aulas que iniciaram neste 4 de março seguirão até o dia 23 de dezembro. Após essa data, serão realizados os exames finais, também previstos no calendário letivo. 

Direto do pátio da escola estadual União do Povo, a secretária de Educação do RN, em transmissão ao vivo para toda a rede estadual de educação, falou sobre os desafios, os aprendizados e as conquistas que 2024 representará para o ensino potiguar. “Estamos diante de uma janela de oportunidades. Registramos avanços significativos em áreas estratégicas. Dobramos a matrícula da educação especial, avançamos no número de escolas em tempo integral, tivemos um crescimento recorde na educação profissional. A escola é a protagonista de tudo isso. Nosso trabalho é para fortalecer esse momento”, frisou a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

À medida que os estudantes ocupam seus lugares nas salas de aula, o sentimento de otimismo se faz presente em cada escola, reafirmando a importância da educação como instrumento de transformação social e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. O momento é de celebração para a comunidade escolar, que vê na retomada das aulas a oportunidade de fortalecer os laços de aprendizado e convivência. 

No evento de abertura estiveram presentes a secretária adjunta de Educação do RN, Cleonice Kozerski, o subsecretário de Educação, Flaubert Torquato, coordenadoras de Desenvolvimento Escolar (CODESE), Glauciane Pinheiro, dos Órgãos Regionais de Educação (CORE), o diretor da 1ª Diretoria Regional de Educação (Natal), Jarbas Brito, o diretor da escola estadual União do Povo, Vanilson Pereira, o promotor de Justiça e coordenador das promotorias de Justiça de Defesa da Educação da Comarca de Natal, Oscar Dutra. 

Reforma da União do Povo

A escola estadual União do Povo é uma das unidades da rede que receberam melhorias na estrutura. A escola, que completa 40 anos em abril deste ano, contou com um investimento de R$ 1,2 milhão. Todos os ambientes passaram por serviços de manutenção, reforma e ampliação, desde o sistema elétrico à pintura da nova alvenaria. A unidade escolar tem atualmente 744 estudantes matriculados, e atende moradores de Cidade Nova e comunidades próximas, como os bairros Planalto, Felipe Camarão e do conjunto Nova Cidade.