Rede Estadual de Ensino de Pernambuco apresenta crescimento de 3,2% no número de matrículas na EJA

Pernambuco

25.04.2025

A Rede Estadual de Ensino de Pernambuco conquistou mais um importante resultado na Educação de Jovens e Adultos (EJA), após a campanha de matrículas “Dia D: Mobiliza EJA”, realizada em março deste ano. O número de estudantes aumentou significativamente e alcançou 15.653 novos inscritos após a ação. A iniciativa impacta de forma positiva a rede de ensino, avançando na melhoria da educação em Pernambuco. 

Segundo o resultado do CENSO 2024, divulgado no dia 09 de abril, pelo Ministério da Educação (MEC), a rede de ensino do estado apresentou um crescimento de 3,2%. Embora, o número de matrículas da Educação de Jovens e Adultos tenha diminuído em todo o Brasil, assim como nas redes municipal e privada de Pernambuco.

“Estamos felizes e gratos pelos resultados alcançados. Com a parceria do Governo Federal, o empenho do Governo do Estado e o apoio das 16 gerências regionais, a EJA em nossa Rede cumprirá efetivamente sua função reparadora, igualadora e qualificadora”, ressalta a gerente de Políticas Educacionais de Jovens, Adultos e Idosos,  Jeane Lima.  

Dia D: Mobiliza EJA 2025 

Em março deste ano, a Secretaria de Educação mobilizou gestores, educadores, estudantes e a sociedade civil para incentivar a matrícula de jovens, adultos e idosos, que não terminaram os estudos nas escolas da Rede Estadual. O Dia D: Mobiliza EJA aconteceu em todas as 16 Gerências Regionais de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) com o intuito de conscientizar e expandir a oferta da educação para quem está fora da escola. A ação atingiu todas as regiões do estado.

Na Região Metropolitana do Recife, equipes da SEE realizaram sensibilização e a distribuição de panfletos explicativos nos Terminais Integrados da Macaxeira, do Barro, Caxangá e Camaragibe, TIs da PE-15  e Pelópidas Silveira. No interior, a Gerência Regional de Ensino do Sertão Central, em Salgueiro, realizou panfletagem nos centros comerciais e feiras livres dos municípios jurisdicionados. Em Araripina, a GRE Sertão do Araripe, também  distribuiu folders explicativos nas principais praças do município. Já a GRE Vale do Capibaribe, localizada em Limoeiro, movimentou caminhada no comércio e divulgação nas comunidades em torno das escolas que ofertam a modalidade. 

A mobilização foi realizada com base no Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos, lançado pelo Governo Federal em 2024. O Pacto é coordenado pelo Ministério da Educação (MEC) e é uma política pública que tem como objetivos superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar o acesso à Educação de Jovens e Adultos (EJA). O programa também visa integrar a educação profissional à EJA, ampliando as oportunidades de qualificação para esse público.