Rede estadual de ensino participa de Fórum da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas

Amazonas

18.05.2023

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, representada pela secretária executiva adjunta Pedagógica, Arlete Mendonça, esteve presente no 7º Fórum Estadual Ordinário da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Amazonas (Undime-AM). Mais de 50 secretários municipais de educação do Amazonas participaram das discussões desenvolvidas no evento. 

A Undime é uma associação civil sem fins lucrativos que busca representar a diversidade do país, ao reunir os gestores dos 5.568 municípios brasileiros. Em coletivo, a secretária Arlete Mendonça destacou a missão de articular, mobilizar e integrar os dirigentes municipais de educação. 

“Aqui, estamos presentes para fortalecer e mostrar apoio aos municípios do Amazonas, porque nós somos responsáveis também por essa articulação conjunta. Trabalhamos juntos em todas as esferas, nessa atuação contínua”, destacou a secretária.

Com o tema “Fortalecimento de políticas educacionais para uma gestão pública que garanta a inclusão, equidade, inovação e qualidade na educação municipal”, o fórum também contou com a participação da secretária nacional de Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), Kátia Schweickardt. 

“Nessa nova configuração do Governo Federal, a gente retoma o papel do MEC de coordenador e articulador das políticas educacionais. Na Educação Básica, quem executa as ações, na ponta, são os Estados e os municípios. Por isso, estamos aqui, fortalecendo esse processo colaborativo”, salientou a representante do MEC. 

Nesta quinta-feira (18/05), o 7º Fórum Estadual Ordinário também elegerá a chapa vencedora do processo eleitoral para o biênio de 2023 a 2025. Os secretários municipais do Amazonas são os votantes nessa eleição. 

FOTOS: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto