Rede Estadual de Ensino promove intercâmbio entre escolas para troca de experiência dos alunos

Paraíba

29.07.2016

Escolas da rede estadual de ensino estão realizando intercâmbios entre alunos para que eles conheçam a realidade de outras unidades e possam compartilhar experiências positivas. Nesta semana, os estudantes da Escola Padre Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, foram à Escola Professor Lordão, em Picuí. Na semana passada, foram os alunos da Escola Isaura Fernandes, em Itapororoca, que visitaram a Escola indígena Akajutibiro, em Baía da Traição. A iniciativa deve continuar pelos próximos meses e ser realizada por outras unidades das 14 Gerências Regionais de Educação (GREs).

No intercâmbio desta semana, entre os dias 24 e 26, os alunos do curso de mineração da Escola Padre Jerônimo Lauwen, de Santa Luzia, que integra a 6ª GRE, participaram da I Semana de Arqueologia de Picuí. O evento foi promovido pelos professores e alunos da Escola Professor Lordão, de Picuí, que faz parte da 4ª GRE, em parceria com membros da Associação Trilhas na Caatinga, por meio do projeto “Arqueologia, um passado ameaçado”.

A programação contou com atividades práticas, a exemplo de visita aos sítios arqueológicos Pedra D’água e Cachoeira do Pedro. Além disso, o evento teve defesa de projetos de pesquisa, minicursos e várias palestras. Na Escola Professor Lordão, os alunos participaram de oficinas, como as de pintura rupestre em pedra cariri e de pintura rupestre em mural.

A participação dos alunos de Santa Luzia na Semana de Arqueologia de Picuí serviu de oportunidade para divulgação, reflexão e discussão sobre ensino e pesquisa, a fim de que os estudantes pudessem adquirir e compartilhar conhecimentos sobre arqueologia com os estudantes de Picuí.

Baía da Traição – Na semana passada, os alunos da Escola Isaura Fernandes, em Itapororoca, que pertence à 14ª GRE, visitaram a Escola indígena Akajutibiro, em Baía da Traição, na mesma GRE. A iniciativa faz parte da política de valorização da cultura indígena, como forma de assegurar os direitos à educação diferenciada aos povos indígenas e à defesa de suas línguas, conhecimentos e processos pedagógicos próprios.

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