Rede estadual do Rio de Janeiro ganha novas escolas e mais professores em 2024

Rio de Janeiro

02.02.2024

Novas escolas, mais 4 mil professores em sala de aula, distribuição de kits de material e uniforme escolar, climatização em mais 200 colégios, ampliação dos recursos tecnológicos como lousas digitais e mais conectividade. O retorno das férias na próxima segunda-feira (05/02) está cheio de novidades e melhorias realizadas pela Secretaria de Estado de Educação nas 1.233 unidades da rede. Ao todo, estão sendo investidos R$ 618 milhões em obras de manutenção, infraestrutura e aquisição de mobiliário.

Oito unidades serão entregues em 2024 nos municípios de Niterói, Rio das Ostras, Petrópolis e Itaboraí e Rio de Janeiro, que terá novas escolas nos bairros de Padre Miguel, Realengo, Campo Grande e Cidade de Deus. Entre as melhorias realizadas neste período de férias, estão a compra de aparelhos de ar-condicionado e instalação de centros de convivência.

O governador Cláudio Castro, que foi aluno da rede estadual, ressaltou a importância da educação como ferramenta de mudança social.

- Nesse momento de volta às aulas, é importante frisar o poder transformador que a educação tem para o futuro dos nossos filhos. É fundamental ter a educação como pilar em nossas vidas - declarou o governador.

Nesta terça-feira (30/01), foi realizada a abertura oficial deste ano letivo. A secretária Roberta Barreto apresentou o planejamento de 2024 para 600 gestores da rede, na cerimônia realizada na Escola Sesc, em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio.

- Nós somos os responsáveis por fazer com que a escola seja a memória afetiva dos jovens para que eles sejam os protagonistas de seus projetos de vida. Então, em 2024, nosso caminho será o da afetividade e do acolhimento — afirmou a secretária. 

Compromisso renovado

Em 2024, o Governo do Estado reforça o compromisso de valorizar os profissionais da Educação. Os contratos temporários para professores foram ampliados. Em 2024, serão 4 mil novos contratados, enquanto em 2023 foram abertas 2 mil vagas para temporários. 

- Estamos empenhados em proporcionar as melhores condições de trabalho aos nossos professores, reconhecendo a importância fundamental que eles têm na formação dos nossos estudantes. A valorização dos educadores é essencial para o sucesso do sistema educacional - afirmou a secretária Roberta Barreto.

Ainda no ano letivo de 2024, a secretaria planeja implementar equipes especializadas nas escolas e a ideia é que sejam compostas por cuidadores, mediadores, pedagogos, intérpretes de Libras, psicólogos e assistentes sociais.

A professora Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino, destacou a importância do encontro.

- Trabalharemos com reforço escolar e desenvolvimento de ensino e aprendizagem para que 2024 seja um ano muito melhor. Estamos juntos para fazer a educação acontecer — disse a professora Joilza Rangel, subsecretária de Gestão de Ensino.

Foto: Ellan Lustosa - Seeduc-RJ