Rede estadual fortalece trabalhos para implementação do Novo Ensino Médio

Alagoas

21.08.2019

Texto de José Arnaldo

Os trabalhos para implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em Alagoas não param. Esta semana, supervisores e superintendentes da Secretária de Estado da Educação (Seduc) estiveram reunidos para um bate papo com a jornalista e diretora do Instituto Inspirare Anna Penido, que fez uma apresentação sobre o Novo Ensino Médio proposto pelo Governo Federal e que deve ser implementado, de forma efetiva, em 2021.

Durante a conversa, dúvidas foram esclarecidas a fim de ajudar no processo de elaboração do Referencial Curricular do Ensino Médio de Alagoas, que deve abordar as novas competências estabelecidas pela BNCC. Na ocasião, Anna Penido elogiou a iniciativa da Seduc de promover uma escuta com os estudantes da rede estadual para a construção do Novo Ensino Médio. O processo vai até o dia 31 e pode ser feito pelo site da Seduc – www.educacao.al.gov.br.

Estou muito satisfeita em ver que a Seduc Alagoas está envolvendo os grêmios estudantis e abriu uma pesquisa para ouvir os jovens. O aluno poder dizer o que ele gostaria que tivesse na escola e o que pode melhorar para proporcionar mais engajamento e aprendizado. Isso é dar protagonismo aos jovens.: transformar a escola em algo que tenha mais significado para alunos que já nasceram no século XXI e que terão de ter as competências para lidar com os desafios da contemporaneidade”, explica Anna.

Novo Ensino Médio -O Novo Ensino Médio se divide em 4 etapas.A Base Geral, onde todos os alunos estudarão o mesmo conteúdo, de forma a receber o essencial para as próximas etapas; o Projeto de Vida, que busca preparar os alunos e ajuda na decisão de qual área seguir, tanto de forma acadêmica quanto emocional; os Itinerários Formativos, onde o estudante será preparado não só para o mundo acadêmico, mas, também, para cursos técnicos e profissionalizante; e as Unidades Eletivas, onde, após passar pelo processo de capacitação e orientação sobre as áreas que vai seguir, o estudante começa a estudar as disciplinas específicas da área, seja Matemática, Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da natureza.

Para o superintendente de Politicas Educacionais da Seduc, Ricardo Lisboa, o momento é importante, não só para esclarecer as dúvidas, mas, também, para ajudar na construção do referencial. A presença da Anna em Alagoas neste bate papo sobre a nossa perspectiva do nosso referencial curricular da Base Nacional Comum Curricular para o Referencial Curricular do Ensino Médio é formidável. Com essa conversa, estamos vendo o que é preciso repensar e como o resto do Brasil está trabalhando essa elaboração dos seus referenciais. Estamos conversando, tirando dúvidas resolvendo questões de entendimento. Tudo isso está sendo muito proveitoso para essa elaboração, de forma que ficará forma muito mais bem qualificada por meio dessa conversa”, avalia.