Rede estadual inicia ano letivo com acolhimento dos servidores e planejamento para 2023

Minas Gerais

01.02.2023

O ano escolar da rede estadual pública de ensino teve início nesta quarta-feira (1/2), em todo o estado. As atividades, que precedem o início das aulas, na próxima segunda-feira (6/6), marcam o retorno dos gestores, professores e profissionais da Educação às 3.641 unidades de ensino após o período de férias. Nesta semana os profissionais estão se reunindo para discutir e organizar as atividades pedagógicas, detalhar o planejamento escolar e as ações previstas no Calendário Escolar de 2023, da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG).

Além das reuniões preparatórias, também é um momento de reencontro e confraternização dos servidores nas escolas. “Recebemos os nossos professores e demais servidores com muita alegria, otimismo e energia positiva para passar as orientações enviadas pela Secretaria. Entregamos o plano pedagógico, as orientações referentes ao acolhimento aos estudantes, à educação especial, dentre outras. Estamos preparados para começar o ano, com escola organizada e revitalizada. E para alcançarmos resultados ainda melhores nas avaliações internas e externas, vamos fortalecer as ações pedagógicas”, conta o diretor Robson Bernardo Silveira, da Escola Estadual Padre Joãozinho, em Ubá.

Para apoiar e direcionar os profissionais na organização e no planejamento das ações que serão colocadas em prática nas escolas, a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG realizou, ao longo do mês de janeiro, reuniões e palestras virtuais de preparação dos profissionais, com foco em  orientá-los e, ainda, esclarecer dúvidas relativas aos objetivos e diretrizes pedagógicas da Secretaria.  

A subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica da SEE/MG, Izabella Cavalcante, destacou a importância deste momento nas escolas, para a troca de experiências e do alinhamento para iniciar mais um ano letivo na rede pública. “Essa iniciativa tem por objetivo o fortalecimento da  aprendizagem, com foco na organização dos dias escolares. Faz parte das políticas pedagógicas da pasta, no que se refere ao apoio aos profissionais e no preparo das escolas para a acolhida aos nossos estudantes”, pontuou Izabella. 

Luciana Aparecida da Silva, diretora da Escola Estadual Guerino Casasanta, em Ouro Fino, destaca a importância deste momento para dialogar e alinhar as diretrizes com os profissionais. “Além de nos reunirmos para falarmos da parte pedagógica, que é fundamental, mostramos aos professores a importância deles na vida dos estudantes e o que eles representam. Promovemos também uma palestra sobre o compromisso dos servidores com o trabalho e uma dinâmica para motivar a equipe para os desafios que teremos.”


Quadro de pessoal da unidades 

No mês de janeiro, a Secretaria de Educação também realizou o processo de contratação e convocação temporária dos profissionais que irão atuar na rede pública de ensino, neste ano. Foram realizadas duas rodadas on-line, onde os profissionais compareceram às unidades de ensino para assinatura do Quadro Informativo – QI e entrega da documentação prevista na Resolução SEE nº 4.784/2022.  

As vagas temporárias são ofertadas para complementar o quadro de pessoal das unidades, para diversos cargos, entre eles, Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Aulas; Professor de Educação Básica (PEB) Regente de Turma/Eventual/Professor para Ensino do Uso da Biblioteca (PEUB), Especialista em Educação Básica (EEB) e Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE); e para cargos contratação Assistente Técnico de Educação Básica (ATB); Auxiliar de Serviços de Educação Básica (ASB) e Analista de Educação Básica (AEB) – Assistente Social / Fisioterapeuta / Fonoaudiólogo / Psicólogo  e Terapeuta Ocupacional. 

As duas fases virtuais foram concluídas e encerradas no dia 30 de janeiro. Nesta terça-feira (31/01), a SEE divulgou as vagas que não foram preenchidas no processo on-line para as escolas darem início à fase de contração e convocação dos profissionais, de forma presencial.