Rede estadual inicia ano letivo com mais de 160 mil matriculados

Alagoas

03.03.2023

O ano letivo de 2023 da rede estadual começou com 166.808 alunos. Os dados da Superintendência da Rede Estadual de Ensino (Sure) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) compreendem as 310 escolas estaduais e mostram que já são 66.609 os estudantes novatos chegando à rede estadual, todos matriculados nas séries de entrada – 1º ano do Ensino Médio, além do 1º e 6º anos do Ensino Fundamental.

Os gestores escolares, inclusive, celebram o crescimento das matrículas, que é fruto, principalmente, do trabalho de busca ativa. É o caso da Escola Estadual Rui Barbosa. Localizada no município de Anadia, ela registrou um aumento de mais de 15% no número de matrículas no Ensino Médio, em comparação com o ano letivo de 2022. Para o gestor da unidade, Jeailton Eugênio, o acréscimo se deve às ações que buscam aproximar escola e população.

“O nosso sentimento é de vitória, já que fizemos uma verdadeira força-tarefa, realizando várias visitas às escolas da rede municipal para conversar com os alunos que faziam a transição do ensino fundamental para o médio. Decidimos dar esse incentivo a mais, apresentando a rede estadual e os projetos desenvolvidos pela nossa escola ao longo do ano letivo, bem como o formato do Novo Ensino Médio”, relatou o gestor.

Os dados da Seduc apontam, ainda, que 37.376 alunos estão matriculados em escolas de ensino integral. E como atestou o censo escolar de 2022, Alagoas segue entre os dez estados com maior proporção de alunos da rede pública nesta modalidade, graças à expansão da rede de ensino – que passou a contar com mais dez escolas para este fim, perfazendo, ao todo, 116 unidades em 2023.

Calendário Escolar

Por falar em ano letivo, a Seduc já estabeleceu o cronograma de ações para 2023. Ele se baseia no calendário escolar e foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) no último dia 09 de fevereiro. Todas as unidades de ensino iniciaram o ano letivo no dia 16 do mesmo mês, em respeito ao cumprimento da norma referente aos 200 dias letivos. Já as férias escolares estão agendadas para o período de 19 de junho a 03 de julho.