Rede estadual vai promover maior compra da história de itens da agricultura familiar para merenda

Alagoas

26.07.2023

A rede estadual de ensino vai promover a maior compra de itens da agricultura familiar para merenda dos alunos. Serão R$ 5,5 milhões em recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) para investir em uma alimentação saudável e diversificada para mais de 177 mil estudantes matriculados na rede estadual no ano letivo de 2023. 

O resultado oficial da Chamada Pública com as associações/cooperativas de produtores rurais classificadas para o fornecimento dos gêneros alimentícios foi publicado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Estado de Alagoas. Ao todo, foram selecionadas 22 cooperativas/associações para o fornecimento dos gêneros alimentícios- dentre os quais, frutas, verduras, legumes, bebidas lácteas e polpas de suco de fruta. 

A medida atende às orientações da Lei 11.947/2009, que determina que, no mínimo, 30% do valor repassado aos estados, municípios e Distrito Federal para o Pnae seja usado na compra de itens da agricultura familiar.

“Trata-se da maior compra pública direta destinada à alimentação escolar da história do Governo de Alagoas. Serão investidos R$ 5,5 milhões na aquisição de 549 toneladas de alimentos”, celebra a superintendente de Alimentação Escolar da Seduc, Raquel Ferreira.

 “Esta medida será fundamental para desenvolvimento do segmento da agricultura familiar e para garantia do acesso de refeições nutritivas, frescas e saudáveis para nossos estudantes, proporcionando mais nutrientes e colaborando como uma ação de permanência destes nas escolas”, observa Raquel, adiantando que a próxima etapa será a assinatura dos contratos. “As compras serão feitas pelas escolas conforme a sua demanda”, explicou.

Ana Paula Lins / Ascom Seduc