Rede Social dinamiza apresentação de seminário em escola de Itarana

Secretaria de Estado da Educação do ES

16.05.2019

A Escola Alto Jatibocas, em Itarana, aposta em novas práticas pedagógicas em sala de aula. A unidade inseriu a tecnologia para os alunos apresentarem um seminário. No lugar de cartazes ou o tradicional Power Point, os estudantes, com seus smartphones, produziram slides para a apresentação através do aplicativo “Apresentações Google”. Após montarem a apresentação, eles compartilharam com o professor o arquivo através do Google Drive.

O professor de História da unidade de ensino, Daniel Morgner, destacou que a iniciativa visa a “contextualizar as atividades com a nova geração de alunos, que estão cada vez mais conectados e metodologias expositivas não têm o mesmo resultado de outros tempos”, disse.

Em relação ao trabalho escrito, o professor preferiu usar uma rede social para que os alunos realizassem postagens no feed e nos stories, seguindo um roteiro que foi de a origem e localização, até administração, cultura e legado dos povos da antiguidade oriental para a humanidade. Nos stories, os alunos gravaram vídeos explicando os tópicos mais importantes da pesquisa.

O entusiasmo tomou conta dos estudantes, principalmente, em montar a conta no Instagram e realizar as postagens. “O trabalho teve um resultado excelente com acompanhamento do professor em relação às postagens. A avaliação se deu através da apresentação dos slides, das publicações e, também, exercícios complementares”, explicou.

Texto: Geiza Ardiçon