Reeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo de Anápolis lançam livro de poemas

Obra literária

18.08.2021

Incentivados pela professora Irene Costa Silva, coordenadora pedagógica do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) Professor Elias Chadud, nove alunos da extensão do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Anápolis, escreveram textos para o livro ‘Resiliência: Poemas Selecionados’.

Com tiragem inicial de 100 exemplares, a obra literária foi lançada no dia 11 de agosto com direito a uma concorrida noite de autógrafos. “Esse projeto foi uma realização maravilhosa na vida destes socioeducandos”, explica a idealizadora da iniciativa.

Segundo Irene, o livro só se tornou realidade graças ao empenho também da coordenadora disciplinar do Ceja, professora Maria Auxiliadora Carvalho Vieira de Paula. Participaram do projeto alunos das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e dos três anos do Ensino Médio na faixa etária de 15 a 20 anos.

A ideia do projeto, conforme ela, surgiu no mês de maio deste ano quando os alunos participaram de um evento especial em comemoração ao Dia das Mães, produzindo poemas e poesias celebrando a importância da data.

Irene conta que a qualidade dos textos chamou tanto a sua atenção que ela sentiu a necessidade de criar um projeto de leitura que culminasse com a publicação de um livro. “Me lembro que estava trabalhando com eles diferentes estilos literários: poemas, fábulas, crônicas, contos… E um dos nossos alunos me apresentou uma poesia tão linda em homenagem à sua mãe que me veio a ideia de publicar um livro reunindo esse material”.

A professora afirma que a seleção dos textos foi feita por ela mesma à medida em que os alunos iam produzindo e entregando o material. “Eu levava os trabalhos para casa e fazia a correção. E, por mais incrível que pareça, todas as produções foram aproveitadas”, destaca ela.

A realidade em poemas

Formada em Pedagogia e com especialização em Psicopedagogia, Irene fala também sobre a escolha do tema. “Resiliência é a capacidade de superar as dificuldades, as crises… E aqui dentro do sistema socioeducativo isso é bem visível, pois as emoções ficam afloradas em alguns momentos. Por isso é preciso trabalhar a resiliência com eles diariamente”.

Sobre o projeto literário que resultou na publicação do livro, a professora Irene frisa que o resultado foi muito proveitoso para os alunos porque, através da escrita, os jovens autores puderam expressar seus sentimentos, suas emoções e falar de suas expectativas de um futuro melhor.

Presente na cerimônia de lançamento da obra literária, o gerente de Programas e Projetos Intersetoriais e Socioeducação da Seduc Goiás, Marcos Pedro da Silva, considera que a iniciativa foi de extrema relevância para demonstrar que a escola, os professores e a Secretaria de Educação do Estado estão empenhados em desenvolver projetos de leitura em todas as unidades educacionais da rede pública estadual.

Educação é o caminho

“É muito gratificante ver o resultado desse trabalho. Os alunos estavam se sentindo muito felizes com a publicação desses poemas. Tenho certeza de que esses alunos que tiveram a oportunidade de participar do projeto e elaborar seus poemas, terão um outro olhar para a vida a partir de agora”, frisou Marcos Pedro, acrescentando que muitos dos internos no sistema socioeducativo estão buscando na educação um caminho para a transformação de suas vidas.

A opinião de Marcos Pedro encontra respaldo na análise literária do professor Sérgio Dario, especialista em Literatura e doutor em Teologia. O depoimento foi escrito especialmente para ilustrar a contracapa do livro. “São poemas escritos não apenas com as faculdades intelectuais, mas sobretudo, com o coração. Não são apenas palavras sobrepostas em busca de harmonia sonora e métrica bem ajustada. São palavras que expressam a realidade da vida. A poesia é uma forma de expressão dos sentimentos, e dos anseios da alma resiliente que luta contra a dura realidade da vida em busca de sobrevivência, mas nunca perdendo a esperança na transformação da vida”.