Regentes de bandas e fanfarras escolares de Roraima participam de curso de formação

Roraima

10.11.2025

Para aprimorar o trabalho já realizado dentro do Programa de Bandas e Fanfarras da rede estadual de ensino, os profissionais regentes participam nesta semana do Curso Básico de Regente de Banda Marcial. O curso acontece de 10 a 15 de novembro no Bloco 8 da UFRR (Universidade Federal de Roraima), das 8h às 12h e das 14h às 18h.

 

A iniciativa é fruto da parceria entre o Governo de Roraima por meio da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e o Irdesc (Instituto Roraimense de Desenvolvimento Educacional, Social e Cultural). O objetivo é o aperfeiçoamento dos instrutores de bandas e fanfarras da rede estadual, mas também é voltado para os interessados em atuar na área por meio dos futuros processos seletivos a serem realizados pela Seed, para a contratação de novos profissionais.

 

Entre os conteúdos ministrados durante a formação estão: vivência da regência, prática instrumental, regência básica, prática de conjunto, repertório, vivência no meio musical, percussão, sopro e luthieria (manutenção dos instrumentos musicais). O curso conta com 25 participantes.

 

“É um curso que contribui bastante para o programa Bandas e Fanfarras, porque aperfeiçoa nossos instrutores e qualifica aqueles que têm interesse em atuar nas unidades de ensino por meio do processo seletivo. É um curso que trabalha toda a teoria musical, a prática musical com os nossos estudantes, e fortalece o nosso currículo escolar por meio do ensino da educação musical”, explicou o chefe da Divisão de Projetos Especiais da Seed, Leonilto Cruz.

 

“Vamos ver um neste curso um pouco sobre a questão da prática instrumental, o que de fato o regente faz na atuação de banda de música, tanto no aspecto teórico como também no aspecto musical, prático. Vamos ver um pouco nesse curso sobre a prática instrumental, a questão dos instrumentos, tanto de sopro, como percussão, a formação das bandas, marcial, fanfarra e musical”, explicou o instrutor formador Tiago Maia.

 

A formação tem carga horária total de 120 horas e os participantes receberão certificados. Rayan Nascimento é regente da Banda Marcial Águia, do Colégio Estadual Militarizado Jaceguai Reis Cunha. Para ele, a formação é o caminho para o aperfeiçoamento do trabalho.

 

“Nós que estamos trabalhando, estamos revisando tudo, porque às vezes na escola não dá tempo mesmo a gente fazer o trabalho todo. Mas é bem importante sempre ter formação. Aqui no Estado de Roraima, acho que é o primeiro estado do Brasil que tem o processo seletivo para regente e instrutor de música. Então é muito bom sempre estarmos fazendo cursos e tendo mais conhecimento”, disse.

 

Programa Bandas e Fanfarras

 

O Programa de Bandas e Fanfarras é coordenado pela Seed por meio do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais. Por meio do Programa, a musicalização é trabalhada nas escolas como uma ferramenta que auxilia o processo de ensino e aprendizagem, além de promover integração, socialização e a descoberta de novos talentos na música.

 

Atualmente o Programa é desenvolvido em 29 escolas da rede estadual de ensino entre instituições da capital e interior, e atende diretamente 1.100 alunos. Anualmente a Seed realiza um processo seletivo para contratação de regentes para o desenvolvimento das atividades e também promove o Festival de Bandas e Fanfarras Escolares, onde os estudantes apresentam todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Este ano o Festival está previsto para os dias 6 e 7 de dezembro no Parque Anauá

 

SECOM RORAIMA

JORNALISTA: Mágida Azulay Khatab

FOTOGRAFIA: Ascom/Seed