Regionais de Guaraí e Porto Nacional definem os campeões do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais

Tocantins

26.05.2023

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove o II Dança Tocantins das Escolas Estaduais. O concurso teve início nas Diretorias Regionais de Educação (DREs) de Guaraí e Porto Nacional, nessa segunda-feira, 22, até quinta-feira, 25, e divulga, nesta sexta-feira, 26, os resultados das disputas das três categorias: Solo, Grupo e Estudantes com Deficiência/TEA/Doenças Raras. 

O projeto visa fomentar a prática da dança entre os jovens, além de resgatar os projetos artísticos culturais nas unidades escolares do Tocantins. Os primeiros colocados regionais receberão um troféu simbolizando o primeiro lugar da etapa e a classificação para a fase estadual, onde serão avaliados por uma comissão de jurados.

Na categoria solo, com 1.350 votos, Luiz Fernando Araújo Nascimento, do Centro de Ensino Médio Oquerlina Torres, é o campeão da Etapa Regional da DRE de Guaraí. A dança, para o estudante, passou a fazer parte da sua vida aos 8 anos, quando fez balé por três anos, o objetivo é se tornar um bailarino, um coreografo. “Participar do Dança é o início para realizar meu sonho que é ser integrante do Balé Popular do Tocantins, por isso estou muito feliz com o resultado, e neste primeiro momento a minha expectativa é ganhar o estadual”. 

Os estudantes do Grupo APAE Guaraí, da Escola Especial Estrela da Esperança, Genyscleia Martins Soares e Jorge Oliveira de Sousa, são os campeões da Etapa Regional da DRE de Guaraí, na categoria Estudantes com Deficiência/TEA/Doenças Raras, com 1.153 votos. 

Já na categoria Grupo, Nanda Cauane Lima Damasceno e Vitória Karolliny dos Santos Machado, Grupo Foco na Missão, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Ary Ribeiro Valadão Filho, são as campeãs com 1.185 votos. 

Os campeões da DRE Guaraí são os primeiros classificados para a Etapa Estadual do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais, nas três categorias. 

Porto Nacional

A disputa da etapa da DRE de Porto Nacional consagrou como campeão o Grupo Los Bravos, Arthur Ferreira do Amaral e Douglas Rafael Marques Lopes, do Colégio Militar do Estado do Tocantins Custódia da Silva Pedreiro, com 1.548 votos. E na categoria Estudantes com Deficiência/TEA/Doenças Raras, Ana Karolina Barbosa Pires, da Escola Estadual Alfredo Nasser, é a campeã com 1.382 votos, da Etapa Regional da DRE de Porto Nacional.

Com 1.192 votos, Anna Karla Melquíades Lopes, do Centro de Ensino Médio Professor Florêncio Aires, é a campeã na categoria solo. No estilo da Dança contemporânea, a estudante escolheu a música do cantor WD, Eu sou, uma música sobre resistência, assunto que segundo ela marcou sua infância.  Sobre o resultado, disse que ficou surpresa. “A sensação foi de felicidade quando saiu o resultado, porque a disputa foi acirrada, mas conseguimos chegar a final com o apoio da comunidade escolar, dos amigos e familiares”. 

Os campeões da DRE Porto Nacional são os segundos classificados para a Etapa Estadual do II Dança Tocantins das Escolas Estaduais, nas três categorias. 

Inscrições para etapa regional

As inscrições das DREs de Arraias, Araguaína, Colinas do Tocantins, Miracema do Tocantins e Pedro Afonso estarão abertas entre os dias 29 de maio e 7 de junho. Para participarem, as escolas deverão enviar para o e-mail da organização do evento, dancatocantins@seduc.to.gov.br, um vídeo, de até um minuto, sem edição, com uma apresentação de dança do estudante ou grupo, formulário de inscrição preenchido e toda a documentação exigida no edital: autorização dos pais ou responsável, quando menor de idade; termo de autorização de uso de imagem e voz; e uma foto digital. 

Competições

As competições das regionais de Gurupi e Tocantinópolis ocorrerão entre os dias 29 de maio e 3 de junho. Os vídeos das apresentações dos inscritos serão lançados, por meio de duelos, no Instagram do Dança Tocantins para votação popular, até que seja definido o vencedor da Regional.

Revisão Textual: Ruth Soares Borges/Governo do Tocantins