Regionais iniciam Jornada Pedagógica para planejar ações de 2024

Ceará

17.01.2024

As Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) e Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor) realizam, durante o mês de janeiro, no período que antecede a volta às aulas, a Jornada Pedagógica 2024. A iniciativa ocorre para planejar as ações a serem postas em prática ao longo do ano, por cada escola, no intuito de otimizar o processo de ensino e aprendizagem. A secretária Eliana Estrela participou, na última terça-feira (16), da abertura da Jornada Pedagógica da Crede 8, no auditório da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Clemente Olintho Távora Arruda, em Baturité. A secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes, também esteve presente na ocasião.

A ação seguirá nas 23 Regionais até a próxima sexta-feira (19). Os encontros reúnem os gestores escolares para debater as pautas que nortearão o ano letivo. Avaliação, currículo, perspectivas para a educação integral, além de gestão e liderança são alguns dos assuntos tratados. Há, ainda, a abordagem transversal do tema definido pela Secretaria da Educação (Seduc) como condutor de sua prática ao longo do ano de 2024: “Equidade de gênero e proteção das mulheres”.

Eliana Estrela diz que os encontros têm o intuito de gerar reflexão e troca de experiências entre educadores, avaliando tanto aspectos pedagógicos como questões administrativas e financeiras, visando ao melhor atendimento para os estudantes. “Entendemos que o sucesso das ações realizadas ao longo do ano letivo está diretamente relacionado ao bom planejamento e ao engajamento coletivo dos profissionais envolvidos no processo educacional. Por este motivo, realizamos em toda a rede pública estadual as Jornadas Pedagógicas”, aponta a secretária.

Jucineide Fernandes observa que a iniciativa repercutirá no modo de trabalhar dos profissionais e na formação dos jovens. “É o momento de planejar as melhores estratégias para podermos, cada vez mais, avançar a educação do Ceará, pensando na aprendizagem com equidade, focada nos estudantes que mais precisam, entendendo a escola como espaço de acolhimento e de respeito às diversidades”, explica.

A Jornada Pedagógica favorece, também, a organização de aspectos como o calendário letivo, a revisão do projeto político-pedagógico, o exame do regimento interno, o planejamento das avaliações, o ordenamento do espaço escolar, a montagem das turmas, a lotação dos professores, entre outros tópicos.