Regional de Dianópolis realiza monitoramento pedagógico para retomada das atividades educacionais presenciais e ensino híbrido

Tocantins

19.08.2021

Dicom Seduc/Governo do Tocantins

Técnicas da assessoria de Gestão Pedagógica e Educacional da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes de Dianópolis participaram, nesta quarta-feira, 18, de encontro formativo para monitoramento das atividades educacionais realizadas nas escolas da DRE. O objetivo proposto pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) foi o acompanhamento do trabalho pedagógico e as ações para retomada das atividades educacionais presenciais e ensino híbrido da regional.

O encontro foi ministrado pelas técnicas da Seduc: Maria Nunes de Barros, gerente de Gestão Pedagógica; Anacele Alecrim de Almeida Silva, técnica de Orientação Educacional; e Claudia Martins dos Santos, técnica de Supervisão e Gerência de Gestão Pedagógica.

Entre os pontos abordados de supervisão e fortalecimento escolar estão: Aprovação dos Planos de Retomada as Atividades Educacionais, Indicadores de Aprovação e Reprovação, orientações sobre Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Painel e Plano de Gestão; roteiro de estudo, monitoramento bimestral e acolhimento.

Também foram tratadas temáticas direcionadas à orientação educacional, como: evasão, busca ativa; conselho escolar, grêmio estudantil, orientadores educacionais, conselho de classe e Projeto Político-Pedagógico.

Para Elismeire Neves Pinheiro, coordenadora regional de Gestão Pedagógica e Educacional, “o monitoramento da supervisão é um trabalho de fortalecimento do trabalho das DREs junto a escolas, e essa troca de experiências abre caminhos para o planejamento de ações que complementam as estratégias de busca de melhoria da aprendizagem. A Seduc nos trouxe uma pauta muito bem elaborada que ampliou os nossos conhecimentos e oportunizou uma rica troca de experiências”, afirmou.

Maria Nunes de Barros Lourenço, gerente de gestão pedagógica, enfatizou a importância da ação para a melhoria dos resultados educacionais. “Considerando o momento pandêmico, entendemos que o acompanhamento pedagógico tem o objetivo de atenuar os impactos negativos, não apenas na aprendizagem, mas também no desenvolvimento socioemocional causado pelo distanciamento social. O monitoramento também propõe dar suporte ao processo de ensino e da aprendizagem e garantir a permanência com sucesso do aluno na escola”, considerou.

Tatiana Almeida Araújo Tomaz, assessora das escolas de tempo integral, disse que a iniciativa fortalece o trabalho desenvolvido pelos educadores. “Esta foi uma oportunidade para refletirmos conjuntamente sobre os indicadores educacionais e onde necessitamos focar para melhorar os resultados das avaliações internas e externas. Possibilitou o fortalecimento do nosso trabalho para engajamento para a retomada das atividades educacionais de forma híbrida e presenciais, pois, o que pode ser medido, pode ser melhorado!”, finalizou.