Governo do Tocantins impulsiona a educação indígena com programa voltado às escolas do povo Javaé

Tocantins

13.11.2025

A Superintendência Regional de Educação (SRE) de Gurupi realizou, no último dia 11, a abertura da formação continuada do Programa de Fortalecimento da Educação Indígena, voltada aos profissionais que atuam nas escolas indígenas do povo Javaé jurisdicionadas à SRE, incluindo professores, gestores, lideranças indígenas e técnicos educacionais. 

O objetivo do encontro é proporcionar um espaço de escuta, troca de conhecimentos e valorização das identidades culturais, com foco nos saberes ancestrais do povo Javaé, e buscando o fortalecimento da gestão escolar e o aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem nas escolas indígenas. 

A superintendente da Regional de Gurupi, professora Márcia Ponce, destacou a relevância do encontro e o engajamento das equipes participantes. “Este é um tempo precioso de troca de conhecimento, ensino e aprendizagem. É gratificante ver o empenho de todos os profissionais que valorizam e amam a educação dos povos originários”, ressaltou.

Segundo os participantes, o programa contribui para uma gestão participativa e qualidade no aprendizado dos estudantes. “Por meio da valorização dos saberes tradicionais e da integração com novos conhecimentos, a comunidade amplia sua capacidade de planejar, administrar e conduzir ações educativas mais eficazes e significativas. Essa formação contribui para uma gestão participativa, baseada no diálogo e no respeito à cultura local, promovendo uma educação que une identidade, autonomia e qualidade no aprendizado dos estudantes, valorizando a cultura do povo Javaé”, relatou a professora Ana Maria Paz de Sousa Araújo, da Escola Indígena Watakuri.

“Participar dessa formação é muito importante para todos nós. Ela aprimora nossa prática pedagógica e certamente traz mais qualidade de ensino e aprendizagem aos nossos estudantes. Esse momento amplia nossos conhecimentos, nos dá autonomia e torna o ambiente escolar mais acolhedor, dinâmico e produtivo”, enfatizou a diretora Maria José Parente da Silva Aguiar, da Escola Indígena Temanaré.

Conforme a técnica de Educação Escolar Indígena, Ladjasse Rodrigues dos Santos Viana, a ação reforçou a atuação do Governo do Estado em promover a qualificação contínua dos profissionais e a valorização da cultura dos povos indígenas. “A formação é primordial para ampliarmos os conhecimentos de gestão e práticas pedagógicas, respeitando as especificidades de cada povo”, destacou.

Núbia Daiana Mota/Governo do Tocantins