Central de Matrículas disponibilizará mais de 4 mil vagas para escolas estaduais da capital

Roraima

22.01.2024

Na próxima segunda-feira, 22, iniciam os atendimentos na Central de Matrículas. Estão sendo disponibilizadas 4.096 vagas distribuídas para o Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) para escolas estaduais da capital.

A Central funcionará de 22 de janeiro a 02 de fevereiro no horário das 7h30 às 13h30 na Av. Jaime Brasil, n° 527, Centro (no prédio da antiga Escola Princesa Isabel), próximo ao terminal de ônibus.

“Durante o atendimento na Central, nossa equipe identifica a vaga, preferencialmente próxima à residência do aluno e emite um encaminhamento para que os pais possam efetivar a matrícula diretamente na escola, evitando deslocamentos em busca de vagas”, disse a coordenadora da Central de Matrículas, Regina Celi Mattos.

A proposta da Central é apoiar os pais ou responsáveis que por algum motivo, ainda não conseguiram efetivar a matrícula do aluno. Na primeira etapa de matrículas foram ofertadas 12.002 novas vagas.

Destas, 3.555 foram preenchidas por meio de sorteio público e as demais foram ofertadas no primeiro período de matrículas, que foi de 08 a 19 de janeiro. Agora, as vagas remanescentes estão disponibilizadas na Central.

Algumas escolas já estão com a capacidade de atendimento esgotadas não dispondo mais de vagas. É o caso das escolas Lobo D’Almada (Centro), Colégio Estadual Militarizado Luiz Rittler Brito de Lucena (Nova Cidade) e Vanda Pinto (Santa Luzia).

Porém, a Seed reforça que todas as crianças e adolescentes em idade escolar terão vaga garantida nas escolas da rede e não ficarão fora da sala de aula. 

De acordo com o Calendário Escolar 2024, as aulas estão programadas para iniciar no dia 05 de fevereiro.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

Na manhã desta sexta-feira, 19, os servidores que atuarão na Central de Matrículas estiveram reunidos para alinhar os últimos detalhes antes do início dos atendimentos. A equipe passou por formação para realizar o acolhimento aos pais e responsáveis e repassar todas informações necessárias.

“Organizamos três salas para o atendimento à população. Duas salas são de atendimento ao público em geral e uma sala é destinada ao atendimento ao público com prioridade por lei”, disse a diretora do Departamento de Desenvolvimento de Políticas Educacionais (Depe) da Seed, Rosilda Garcia.

Jornalista: Layse Menezes / Mágida Azulay Khatab

Foto: Ascom/Seed