Programa de Desenvolvimento Educacional terá inscrições abertas para professores em 2022

Paraná

05.11.2021

Em 2022, os professores da rede estadual de ensino poderão participar do PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional), que está passando por um processo de reformulação. A nova proposta está a caminho da Assembleia Legislativa do Paraná e prevê alterações na Lei Complementar 130/2010, passando por itens do edital e por um novo projeto pedagógico.

As mudanças propostas consistem em um modelo à distância, sem afastamento das atividades laborais e com carga horária reduzida, mantendo a duração total do programa em dois anos. A previsão de lançamento do edital e abertura das inscrições é fevereiro de 2022.

A reformulação é fundamentada nos princípios educacionais da Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (Seed-PR), em documentos orientadores, como a Base Nacional Comum Curricular e os referenciais curriculares, além das legislações vigentes, tendo em vista as necessidades da educação pública paranaense.

PDE — O PDE (Programa de Desenvolvimento Educacional) é um programa de formação continuada destinado a professores do Quadro Próprio do Magistério (QPM) que se encontram no nível II, classe 8 a 11, da tabela de vencimentos do plano de carreira. Ele consiste em atividades teórico-práticas orientadas e no diálogo entre os professores do ensino superior e os da educação básica.

O objetivo do programa é proporcionar aos professores da rede subsídios metodológicos para que aprimorem sua prática em sala de aula. Os docentes desenvolvem projetos educacionais e, então, têm a oportunidade de aplicá-los na escola. No caso de servidores da Seed-PR ou dos Núcleos Regionais de Educação, é possível aplicar o projeto dentro do seu próprio setor, desde que seja direcionado à gestão e formação de professores, ou na escola, fora do seu horário de trabalho, caso o projeto seja direcionado aos alunos.

Histórico — Desde a primeira edição, em 2007, participaram do PDE mais de 15 mil professores. Foram produzidos quase 30 mil materiais, que estão disponíveis para uso da rede estadual de ensino como complemento e apoio para atividades pedagógicas.