Representantes da Paraíba visitam o Piauí para conhecer a UAPI

Piaui

21.03.2022

Na última sexta-feira (18), a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, realizou uma visita técnica para conhecer a Universidade Aberta do Piauí (UAPI). O encontro aconteceu na sede do Canal Educação e a vice-governadora foi recebida pela Superintendente de Ensino Superior, Lourdes Lopes; e pela Diretora da Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo.

“Fomos procuradas pela vice-governadora Ana Lígia para conhecer como foi implantada a UAPI no estado do Piauí. Então preparamos e, hoje, apresentamos como surgiu a ideia, com todos os seus documentos, e todas as etapas”, explica Lourdes Lopes.

Em sua segunda visita ao Piauí, a vice-governadora da Paraíba afirmou que o Piauí é exemplo para todo o país. “Agradeço a alegria, a acolhida e o amor à causa. A semente que está sendo plantada aqui no Piauí vai desabrochar e dar muitos frutos, eu tenho certeza. Hoje estou muito entusiasmada porque sonho em levar essa experiência para o estado da Paraíba. Eu sei da importância da Educação e como ela transforma; vejo como é necessário buscar meios, investimentos e, principalmente, vontade política para fazer acontecer. Esse é o maior desafio e eu acredito na educação e que podemos copiar o Piauí para chegar a esse objetivo”, disse Lígia Feliciano.

De acordo com a Diretora da Mediação Tecnológica da Seduc, Viviane Carvalhedo, o Piauí é o primeiro estado do país a implementar ensino superior público em todos os 224 municípios.

“O trabalho acontece através da ferramenta da mediação tecnológica, e isso nos orgulha bastante. Hoje recebemos os representantes do estado da Paraíba para entender toda a logística, formato acadêmico, como chega a transmissão das aulas e a estrutura da aliança tríplice que que existe entre a Universidade Aberta do Piauí, a Mediação Tecnológica, Secretaria de Educação, FAPEP e a UESPI, que é quem traz para dentro da estrutura da UAPI toda a gestão acadêmica da rede”, destacou.

Damião Feliciano, Deputado Federal pelo estado da Paraíba falou sobre o trabalho desenvolvido pela equipe da Secretaria de Estado da Educação do Piauí. “Aqui observamos um trabalho que está sendo piloto para todo o país. Já havia visitado antes e hoje pudemos ver a evolução. O Piauí está fazendo um trabalho fantástico, não só para o Ensino Médio, mas avançando também para o Ensino Superior, dando a possibilidade a todos os piauienses de ter um crescimento incrível. Vimos aqui um brilho no olhar de todos que fazem este programa por saber que fazem um grande trabalho”, afirmou Damião Feliciano.