Representantes da Seduc participam de formação de gestores realizada pelo MEC

Piaui

10.02.2015

Representantes da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc) participam, desde quarta-feira (29), do encontro de formação de gestores dos municípios que aderiram ao Programa Projovem Campo - Saberes da Terra.

A formação, realizada pelo Ministério da Educação (MEC), conta com a participação de mais de 180 gestores, representando 78 municípios do Estado do Piauí. O principal objetivo é possibilitar a melhor forma de implementação do Programa nesses locais.

O Projovem Campo tem como finalidade oferecer elevação de escolaridade e qualificação profissional e social aos jovens de 18 a 29 anos, da agricultura familiar. Com isto, o programa atende uma demanda da juventude rural, que no Estado do Piauí tem um significativo índice de jovens que precisam desse atendimento. 

Jader de Pietro, da diretoria de Políticas Públicas da Juventude do MEC, fala da colaboração técnica do MEC e explica que a Seduc tem o apoio do Ministério, no sentido de ter melhores condições e ferramentas para a implementação do Programa. "Essa é uma de nossas atribuições para que o Projovem Campo seja implementado e ofertado aos jovens nas melhores condições possíveis", explica.

Segundo ele, as secretarias de Educação de todo Brasil têm uma grande responsabilidade, mas ao mesmo tempo, "são nossas grandes parceiras para execução do programa nos municípios e estados, para que seja efetivada uma política pública voltada à juventude rural".

Além da elevação de escolaridade, qualificação profissional e social, o programa oferece aos alunos matriculados um auxílio financeiro de R$100,00, por 12 meses, aos que cumprirem com as condicionalidades do Programa. Oferece, ainda, salas de acolhimento para crianças de 0 a 8 anos de idade, filhos dos jovens matriculados.

A edição 2014 do Projovem Campo Saberes da Terra conta com a adesão de 305 municípios brasileiros e 15 estados que ofertarão o programa para mais 45 mil jovens da agricultura familiar.