Representatividade negra nos materiais didáticos é tema de live com participação da Secretaria

Alagoas

30.11.2021

Novembro é o mês que celebra a consciência negra e a Secretaria do Estado de Educação (SEDUC), participou, na tarde da última segunda-feira (08), da live organizada pela consultoria Elos Educacional, para discutir a representatividade negra nos materiais didáticos. O momento contou com a participação de educandos da pasta, como o mestre em história e técnico pedagógico Zezito de Araújo e a técnica pedagógica Irani Neves.

Janaina Souza, mediadora da live, ressaltou que antes os livros não traziam consigo o protagonismo negro. “Na minha época de escola, eu queria faltar, pois nos livros a figura do negro só era mostrado como escravo, não mostrava a valorização enquanto indivíduo”, relembrou. 

Para a técnica da supervisão de diversidade da Seduc, Fátima Rabelo, é fundamental que essa perspectiva seja transformada para que as crianças comecem desde os anos iniciais a se sentirem como protagonistas da história.

“Quando a criança começa a leitura, ela começa a construir a sua história, a fazer viagens, a construir sonhos, e nos livros didáticos, poucas vezes aparecia a menina ou o menino negro. E, quando aparecia, nunca era como a princesa ou o príncipe. Então é de extrema importância que os livros se adequem”, concluiu Fátima.

A live contou com a tradução para a língua brasileira de sinais e vídeo está disponível no youtube através do link: https://www.youtube.com/watch?v=FhhSej0OIDo