Governo do Espírito Santo aumentou de 36 para 132 escolas em tempo integral em quatro anos

Espirito Santo

11.01.2023

Nos últimos quatro anos, o Governo do Espírito Santo investiu para aumentar o número de escolas com a oferta da Educação em Tempo Integral e ampliar o número de vagas disponíveis, priorizando a qualidade da educação no Estado. O objetivo dessa política educacional foi ampliar e qualificar o tempo de permanência do estudante no espaço escolar, visando à melhoria das oportunidades de aprendizado, com foco na formação integral de crianças, adolescentes e jovens.

Em 2019, o Estado contava com 36 escolas em tempo integral, que ofertavam cerca de 15 mil vagas. De 2019 até 2022, houve um aumento de 96 escolas de tempo integral, totalizando 132 unidades escolares com a oferta nessa modalidade de ensino. O número de vagas passou de 15 mil para mais de 51 mil vagas em escolas de tempo integral localizadas em 75 municípios capixabas.

Mesmo durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), os investimentos não pararam e o Governo capixaba é considerado o que mais investiu para que os alunos continuassem participando do processo de ensino-aprendizagem.

Proeti

O Programa Capixaba de Fomento à Implementação de Escolas Municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Proeti) foi uma ação que impulsionou a oferta de escolas em tempo integral. A ação visa ao cumprimento da Meta 6 do Plano Nacional e Estadual de Educação (PNL), que objetiva ofertar a Educação em Tempo Integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos, 25% dos alunos da Educação Básica.

Com essa ação, o Governo do Estado passou a dar apoio às redes municipais para a criação e ampliação da oferta da modalidade de ensino em Tempo Integral.

Texto: Thiago Mozzer

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br /sccanal@sedu.es.gov.br