Reunião Regional da SBPC dialoga com equipe da Seduc sobre os desafios do Ensino Superior

Piaui

14.03.2023

Em reunião regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí, ocorrida na manhã da terça-feira (14) na Universidade Federal do Piauí (UFPI), a equipe de gestores da Superintendência de Ensino Superior (SUPES), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acompanhou o debate sobre Os Desafios do Ensino Superior e Pós-Graduação para contribuir ainda mais para a melhoria do ensino superior e sua oferta.

O evento contou com a presença do presidente nacional da SBPC, Renato Janine Ribeiro; que já foi ministro de Educação; da gerente de Ensino Superior, Ivana Kabral; da superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo e demais membros da Supes.

A Conferência foi ministrada por Naomar de Almeida Filho, ex-reitor das Universidades Federais da Bahia (UFBA) e do Sul da Bahia (UFSB) e atualmente Professor titular da Cátedra Alfredo Bosi, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), que discutiu as peculiaridades do Ensino Superior no Brasil.

A superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo, revela que a Seduc está buscando fortalecer parcerias entre os entes federais e estaduais para expansão das ofertas, de maneira que possam transformar realidades e contribuir para o desenvolvimento da população. “Estamos buscando nos aproximar cada vez mais dos debates nas universidades sobre os desafios do ensino superior e da pós-graduação no contexto atual do nosso país e trazendo essas discussões para nosso contexto estadual, declara.

Com o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”, a programação da Reunião Regional acontece de forma aberta e gratuita a todos, nos dias 13 e 14 de março no campus da UFPI, em Teresina, e se encerra nessa quarta-feira (15) na cidade de Campo Maior, onde será realizada a sessão especial “Duzentos anos após a batalha do Jenipapo: Qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos?”, às 14h30.