Reunião Técnica do Prêmio Gestão Escolar será promovida em Tocantins

Prêmio Gestão Escolar

05.07.2017

O Conselho Nacional de Secretários de Educação promove dias 6 e 7 de julho, em Palmas (TO), reunião técnica com os coordenadores estaduais do Prêmio Gestão Escolar 2017. A programação terá oficinas sobre bons processos de gestão e utilização do prêmio como indutor de boas práticas. No primeiro também haverá apresentação do documentário “Nunca me sonharam”, produzido pelo Instituto Unibanco.

Os trabalhos serão coordenados pelos secretários Wanessa Zavarese Sechim (TO) e Marco Brandão (AC), com o apoio do Cenpec. Já a Secretaria de Educação do Estado do Tocantins, parceira do Consed na realização da reunião, preparou uma programação cultural para oferecer aos técnicos.

Inscrições

Até agora, 1.939 escolas se inscreveram na edição 2017 do Prêmio Gestão Escolar. Tocantins é o estado com o maior número de escolas inscritas proporcionalmente ao tamanho da rede. São 213 escolas participantes, o que representa 14% do total de suas 1.486 unidades de ensino. Em seguida, aparecem os estados de Rondônia (9,8%), Rio Grande do Norte (4%), Roraima (3,5%), Minas Gerais (2,5%) e Alagoas (2,5%).

As inscrições seguem abertas até o dia 14 de agosto e devem ser feitas pelo site www.premiogestaoescolar.org.br.

Sobre o prêmio

O Prêmio Gestão Escolar contempla projetos inovadores e gestões competentes na Educação Básica da rede pública. Promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), desde 1998, a ação foi lançada no 12 de maio, durante a tradicional feita Bett Educar, em São Paulo.

Para participar, o gestor deve se inscrever no portal www.premiogestaoescolar.com.br, onde terá acesso a um instrumento de autoavaliação. "Ao analisar os processos de gestão da escola, ele vai elaborar um plano de ação, construído com a participação da comunidade escolar. Ao final, os melhores resultados serão premiados", explica o presidente do Consed, Idilvan Alencar.

Podem concorrer escolas do ensino regular da educação básica, das redes públicas estaduais/distrital e municipais. A restrição fica para as escolas e/ou os diretores que já tenham sido premiados como destaque estadual/distrital na edição anterior do PGE ano 2015. Estas não poderão participar.

Premiação

O PGE 2017 será concedido nas categorias “Escola Destaque Local” “Destaque Estadual/Distrital”, “Destaque Regional” e “Referência Brasil”. Além dos diplomas, haverá uma viagem de intercâmbio nacional para os representantes das escolas “Destaque Estadual/Distrital”, uma viagem de intercâmbio a um país da América Latina para os representantes das escolas “Destaque Regional” e "Referência Brasil", além de um prêmio em dinheiro, no valor de R$ 30 mil, para a escola "Referência Brasil".