Revista eletrônica da Secretaria vai divulgar trabalhos e publicações científicas de educadores de Alagoas

Alagoas

30.05.2023

Para incentivar os trabalhos e publicações científicas de educadores alagoanos, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Gerência Especial de Recursos Didáticos, está com um espaço aberto para a divulgação destas ações. Trata-se da  Revista Eletrônica de Educação de Alagoas, a Reduc.

A revista traz um espaço para a divulgação de experiências curriculares desenvolvidas por professores de toda a Rede Pública de Ensino do Estado, além de contar com colaboradores de outras instituições que possuem experiências acadêmicas, para servir de referencial teórico para alunos e pesquisadores, visando melhorar a qualidade dos processos de aprendizagem.

“As publicações na Reduc serão contínuas e, para os artigos serem divulgados, devem estar escritos em língua portuguesa e serem autorais. O texto precisa também estar identificado com nome e sobrenome do(s) autor(es) e ser enviado para o e-mail reduc@educ.al.gov.br”, explica a  gerente especial de Recursos Didáticos da Seduc, Quitéria Pereira.

Categoria de textos

Serão publicados textos nas categorias artigos científicos, relatos de experiência e resenhas de obras sobre Educação. Cada uma delas precisa cumprir as seguintes normas para divulgação:

Artigos Científicos: trabalhos resultantes de pesquisas científicas desenvolvidas tendo como objeto de pesquisa as escolas públicas de Alagoas. Estes devem conter a seguinte estrutura: Introdução, Percurso Metodológico, Análise dos Dados, Resultados e Considerações Finais; 

Relatos de Experiência: apresentação de experiências bem sucedidas desenvolvidas nas escolas por professores da Rede Pública Estadual, de conteúdo relevante e amparado por um referencial teórico que sirva de base para as discussões;

Resenhas de obras sobre Educação: resumos críticos de obras que abordam aspectos da educação básica brasileira.

Publicação

Os textos encaminhados para publicação passam antes por uma avaliação minuciosa e são submetidos à aprovação dos membros do Conselho Consultivo da Revista.

Após a primeira etapa, as publicações aceitas que forem necessárias alterações, serão novamente encaminhadas aos autores para a devida reformulação, o que precisará ser cumprido dentro do prazo estabelecido pelo Conselho Editorial.

A avaliação dos trabalhos será realizada por dois pareceristas, que são membros do Conselho Consultivo. Caso haja alguma discordância entre ambos, um terceiro parecerista fará a avaliação do artigo que será publicado.

Rafaella Ramos / Ascom Seduc