Rio Grande do Norte avança na consolidação da Banda Larga nas escolas estaduais

Rio Grande do Norte

30.06.2023

O Rio Grande do Norte irá universalizar o acesso à internet de alta velocidade nas escolas estaduais. Esse patamar será alcançado por meio do Geração Conectada, eixo do Programa Nova Escola Potiguar, que está levando a rede de banda larga para todas as instituições de ensino estaduais. Para apresentar o trabalho que está em curso, hoje (29) a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer realizou, ao lado de órgãos externos, uma visita técnica em um dos pontos de implantação da rede de internet.

A implantação da rede de banda larga nas escolas estaduais teve início em março e, até o momento, 284 das 586 escolas já iniciaram o processo de instalação. Além disso, 84 unidades concluíram totalmente a instalação dos equipamentos e a disponibilização do sinal. Ao todo, mais de 1.700 pontos de acesso serão instalados nas escolas. O investimento total para essa iniciativa, através do Programa Nova Escola Potiguar, é de R$ 62,5 milhões.

O local escolhido para a visita foi o Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Lourdinha Guerra, localizado em Parnamirim. Chefiando a delegação, a secretária de Educação do RN, professora Socorro Batista, destacou a importância de proporcionar aos estudantes e professores uma boa conectividade. “Estamos permitindo que as escolas tenham as condições necessárias para que a internet seja bem utilizada. Esse é um investimento expressivo da gestão da governadora Fátima Bezerra, que está comprometida com a melhoria das estruturas das unidades de ensino e, aliado a isso, ao fortalecimento da cultura digital na rede estadual”, frisou a titular da SEEC. 

Durante a visita, foi realizada a entrega de dois laboratórios móveis com chromebooks para o CEEP. Esses equipamentos serão utilizados em sala de aula pelos estudantes e integra um conjunto de ações de fortalecimento da educação profissional. Serão entregues outros laboratórios para todos os CEEPs e escolas estaduais que ofertam o ensino profissional.

Um dos aspectos sociais do Geração Conectada é que em 50 localidades haverão pontos de acesso externos, isto é, será possível navegar na internet em ginásios, praças e áreas adjacentes à sede da escola. “Um passo importante para democratizar o acesso à conectividade, que não será restrita apenas às escolas, mas chegará a toda a comunidade”, explicou Firmino Neto, coordenador do Grupo de Processamento de Dados (GPD) da SEEC.

A comitiva foi formada por integrantes da Casa Civil da Presidência da República, dos Ministérios da Educação e das Comunicações, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, da Interjato, da Huawei, da MegaEdu e da Agora Telecom, será acompanhada por técnicos e gestores da SEEC nesta atividade.

O CEO da Interjato, empresa responsável pela instalação da rede, Erich Rodrigues, apresentou um panorama dos serviços executados e em realização. “Estamos visitando cada escola e vibramos com cada etapa. Seja no recebimento dos materiais ou na expansão da rede, estamos empenhados em levar a modernidade para a rede estadual de educação”, argumentou o executivo.

Representando a comitiva formada pelos órgãos federais e em nome do Ministro da Educação, Camilo Santana, o secretário nacional de Educação Profissional e Tecnológica, professor Getúlio Marques, destacou que a experiência realizada no RN servirá de modelo para outros estados. “A ampliação da rede de internet permitirá que mais estudantes possam ter acesso ao conhecimento. O que é visto aqui, no RN, é um trabalho muito bem construído e que servirá de exemplo para projetos futuros nesta área pelo país inteiro”, explicou o secretário.

Saiba Mais

O Geração Conectada permitirá que cada escola tenha uma velocidade mínima de 60Mbps, podendo ser ampliado essa velocidade de acordo com a localidade, e que ela se torne um centro de conectividade para a educação, que será interligada ao Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc). A gestão segura da rede permitirá criar pontos de conectividade em comunidades e praças para o uso público estudantil. A gerência da solução de dados e da solução de acesso sem fio será unificada numa mesma plataforma ligada à sede da SEEC.