Rio Grande do Norte dobra oferta da Educação Especial na rede estadual de ensino

Rio Grande do Norte

04.03.2024

A oferta da educação especial na rede estadual de educação do Rio Grande do Norte cresceu no comparativo entre os últimos dois anos letivos. De acordo com dados fornecidos pelo Censo Escolar, divulgado pelo INEP, o número de estudantes atendidos saltou de 7.911 em 2022 para 8.622 no último ano letivo. Para este ano, a SEEC projeta que esse número continue em crescimento.

Ainda de acordo com o Censo, a matrícula na Educação Especial teve um crescimento de 52,1% na rede estadual de educação quando analisado os últimos cinco anos (2019-2023), saltando de 5.669 para 8.622.  Essa expansão reflete o compromisso do governo em promover uma educação inclusiva, abrangendo estudantes com necessidades educacionais específicas.

A modalidade de Educação Especial conta com 1.995 profissionais nos serviços de apoio especializados, incluindo 399 no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Escolas Estaduais e Centros de Educação Especial. Além disso, 1.167 Professores de Educação Especial desempenham um papel crucial na mediação do processo de ensino e aprendizagem na sala de aula, proporcionando um ambiente inclusivo e adaptado. Outros 500 professores temporários foram chamados na mais recente convocação para atuarem na educação especial. Para a abertura do ano letivo, que será iniciado no dia 4 de março, a SEEC contratou 209 cuidadores.

“O aumento no número de estudantes matriculados na Educação Especial, destaca o compromisso do estado em promover uma educação verdadeiramente inclusiva. Os dados apresentados evidenciam não apenas a quantidade de estudantes atendidos, mas também a abrangência das ações, envolvendo profissionais qualificados, convênios estratégicos com instituições de saúde e a expansão do suporte aos cuidadores”, destaca a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Para garantir uma abordagem holística, no ano de 2023, 197 intérpretes/tradutores de Libras e 23 professores atuaram no Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar (AEHD), atendendo a estudantes em tratamento de saúde prolongado. No último ano, foram celebrados dois convênios estratégicos com o Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel e o Instituto do Bem, resultando na abertura de duas classes hospitalares. 

Além disso, por meio da parceria com o Clickideia Tecnologia Educacional, é ofertada no Hospital Infantil Varela Santiago um conjunto de atividades eletrônicas, onde o estudante utiliza tecnologia em prol da aprendizagem.

A iniciativa também contempla a ampliação da oferta do apoio dos cuidadores. O projeto está implantado em 234 escolas, com um investimento total de R$ 5,1 milhões destacando o comprometimento do estado em oferecer educação inclusiva e de qualidade. No último ano letivo, 595 estudantes receberam suporte especializado para atividades de higiene, alimentação e locomoção, promovendo uma experiência educacional adaptada às suas necessidades individuais.

Para a subcoordenadora de Educação Especial, professora Maria do Carmo, o trabalho realizado serve de referência. ”Esses avanços não apenas representam uma conquista para a Educação Especial no RN, mas também inspiram outras regiões a adotarem práticas inclusivas e inovadoras. É com otimismo que observo o progresso constante nesta jornada em direção a uma educação verdadeiramente inclusiva, igualitária e equitativa”, aponta Maria do Carmo. 

A inclusão de mais estudantes na Educação Especial não apenas reflete o compromisso do Governo do Estado, na gestão da governadora Fátima Bezerra, por meio da Secretaria de Educação do RN, mas o empenho em enfrentar os desafios com coragem e determinação, buscando e implementando  soluções inovadoras para garantir uma educação acessível a todos e todas.