Rio Grande do Norte realiza encontro do programa Bolsa Família na Educação

Rio Grande do Norte

30.11.2023

A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do RN realiza nesta quinta (30), o Encontro Estadual do Programa Bolsa Família na Educação, no auditório Angélica Moura. O evento reúne na sede da Seec/RN, cerca de 120, dos 167 coordenadores municipais do Bolsa Família. Ação é para avaliar as atividades do programa no ano de 2023, desenvolvidas nos municípios potiguares, e fazer um planejamento das atividades para o ano de 2024, na área da Educação.

A secretária estadual de Educação, Socorro Batista, falou sobre a importância da união de todos para superar os desafios educacionais e sociais enfrentados pelas famílias brasileiras, em especial as do Rio Grande do Norte, e que é preciso o reconhecimento da importância da secretaria estadual de Educação, bem como de todas as instâncias municipais responsáveis pelos programas assistenciais “ Vamos valorizar e potencializar mais o Bolsa Família, destaco aqui o papel crucial do programa não apenas na educação, mas em todas as dimensões da vida do estudante, e aí entra o papel também da família para que o estudante seja o foco das preocupações”.

A articulação com os representantes dos municípios, foi feita pela coordenação do Bolsa Família, na SEEC/RN, em parceria com a coordenadoria de Desenvolvimento Escolar, que estava presente com a coordenadora, Glauciane Pinheiro e a subcoordenadoria de Assistência ao Educando, que também participou do evento com a subcoordenadora, Josélia Maria da Silva . O evento também envolve representantes da saúde (Sesap) e da assistência social (Sethas), já que o trabalho é feito de forma intersetorial entre as três secretarias estaduais. O coordenador do Bolsa Família na Educação, Jorge Lima, destacou de como é importante que essas três áreas trabalhem de forma unificada. “A ideia central do programa é tirar as crianças e adolescentes da situação de vulnerabilidade, e só a união da Educação, Saúde e Assistência Social, pode promover uma vida mais digna às famílias beneficiadas”. Durante o evento foi feita uma homenagem a Josafá de Oliveira Rocha, que por 17 anos coordenou o programa na secretaria estadual de Educação.

O programa Bolsa Família, foi criado e destinado exclusivamente para as famílias em estado de pobreza e extrema pobreza, visando melhorar as condições de vida e suprir as necessidades básicas dessas famílias. O programa oferece acesso a serviços sociais básicos, além disso, tem vínculo com outros programas sociais do governo federal. Além de garantir renda básica, o Bolsa Família busca integrar políticas públicas, estimular a emancipação dessas famílias para que alcancem autonomia e superem as situações de vulnerabilidades sociais. Os coordenadores do Bolsa Família fazem o acompanhamento da frequência escolar dos beneficiários do programa, os estudantes de 4 e 5 anos tem que ter no mínimo 60% de frequência, já os de 6 a 17 anos tem que ter no mínimo 75% de frequência na escola.