Rio Grande do Norte realiza plenárias com comunidades para definir cursos técnicos dos institutos estaduais

Rio Grande do Norte

27.06.2023

Hoje (27), em Touros, a Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) realiza uma nova plenária de escuta com as comunidades dos municípios contemplados com unidades do Instituto Estadual de Educação Profissional, Inovação e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IERN). A ação é organizada pela Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar (CODESE), por meio da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP) e das Diretorias Regionais de Educação e Cultura (DIRECs).

O objetivo dessas plenárias é apresentar às comunidades os estudos técnicos realizados pela SUEP sobre as possibilidades de cursos técnicos que serão oferecidos em cada unidade do IERN a partir de 2024. Além disso, busca-se receber contribuições da comunidade, incluindo estudantes, setor produtivo local e representação política.

“A educação profissional desempenha um papel crucial na preparação dos estudantes para o mercado de trabalho, no desenvolvimento socioeconômico do nosso Estado e na realização do projeto de vida de cada u¬m. Esse diálogo com a comunidade permite que possamos construir as condições que melhor se adaptem à realidade dos nossos jovens. Em cada local onde o IERN será implantado, ele levará a mudança social que somente a educação proporciona”, destaca a professora Socorro Batista, titular da SEEC. 

As plenárias estão ocorrendo nos municípios onde serão sediadas as unidades do IERN. As primeiras plenárias foram realizadas em Tangará (16/06), São Miguel (20/06), Alexandria (21/06), e Umarizal (22/06). O cronograma das próximas plenárias se estende até o mês de julho de 2023, com ações previstas em Areia Branca (04/07), Jardim de Piranhas (05/07), Campo Grande (06/07), Natal (11/07) e Santana do Matos (12/07), contemplando, portanto, as 10 unidades do IERN que têm previsão de funcionamento em 2024.

“A participação da comunidade é fundamental para garantir a escolha acertada dos cursos técnicos de nível médio, levando em consideração o interesse e a sustentabilidade por parte dos estudantes, do setor produtivo e da comunidade local”, frisa a professora Sayonara Rêgo, subcoordenadora de Educação Profissional da SEEC. 

Além das autoridades citadas, as plenárias estão sendo acompanhadas pela secretária adjunta de Educação do RN, Cleonice Kozerski, pela coordenadora de Desenvolvimento Escolar, Glauciane Pinheiro, prof. colaborador, ex- reitor do IFRN Belchior Rocha, pelos professores Kaio Cavalcante, Catarina Lima, Igor Rasec, Flávia Valcacio, João Cavalcante, Ana Gomes e Carlos Gomes, membros da SUEP, e pelos diretores regionais de Educação e Cultura responsáveis pelas cidades sede das plenárias. 

Foto: Leopercino Santos