Rio Grande do Norte realiza seminário e colóquio estadual sobre Educação Profissional

Rio Grande do Norte

29.11.2023

Educadores de todo o RN estiveram reunidos no IV Seminário de Educação Profissional e Tecnológica e I Colóquio de Iniciação Científica e Protagonismo Profissional da Rede Estadual de Ensino do Rio Grande do Norte, concluído  hoje (9) em Natal (RN).

O evento, coordenado pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC) por meio da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP), tem como tema "Educação Profissional e Tecnológica do RN: expansão, fortalecimento e valorização da territorialidade".

A rede estadual de Ensino Profissional, que atualmente conta com 12.032 estudantes matriculados, segundo levantamento pelo Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), reúne estudantes, professores e gestores das instituições de ensino que ofertam Educação Profissional no estado.

A programação do evento foi estruturada considerando as relações entre a rede estadual de ensino, as possibilidades de expansão da rede de escolas de educação profissional e a afinidade com as atividades produtivas do território potiguar.

“A expansão da educação profissional no RN é parte integrante do nosso compromisso com o futuro. Através do Programa Nova Escola Potiguar, estamos construindo institutos que não apenas oferecem educação, mas abrem portas para oportunidades, capacitando nossos jovens para os desafios do mundo moderno”, destaca a professora Socorro Batista, secretária de Educação do RN.

Ao longo dos dois dias de evento, foram realizados painéis temáticos abordando o papel da educação profissional para o desenvolvimento do estado, com enfoque na centralidade das energias renováveis e da agroecologia como indutores do crescimento do RN. “Questões pedagógicas, como currículo e práticas pedagógicas integradoras, e apresentações de trabalhos de iniciação científica dos estudantes das escolas de EPT também foram abordadas no IV Seminário e I Colóquio”, explica Sayonara Rego, subcoordenador de Educação Profissional da SEEC.

Na avaliação dos presentes, o evento serviu como espaço de discussão, reflexão e construção coletiva de conhecimentos acerca da Educação Profissional e Tecnológica, considerando a relevância dessa modalidade de ensino para a rede estadual do Rio Grande do Norte.

Ensino Profissional

Com 72 instituições de ensino que oferecem Educação Profissional, incluindo 11 Centros de Educação Profissional, o Rio Grande do Norte verá um aumento significativo nos próximos anos. Por meio do Programa Nova Escola Potiguar, está prevista a construção de 12 Institutos Estaduais de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN), com 10 deles previstos para iniciar o funcionamento a partir de 2024. Além disso, a expectativa é que mais escolas de ensino médio da rede passem a ofertar cursos técnicos integrados, inclusive em tempo integral.

Os números indicam um expressivo crescimento no número de matrículas no ensino profissional durante o atual governo. Em 2018, eram 5.133 estudantes matriculados, e em 2023 esse número já ultrapassa os 12.000 estudantes cursando o Ensino Profissional.